Folha de S. Paulo


Residências e comércio impulsionam alta de 5,4% no consumo de eletricidade

O consumo de energia elétrica no Brasil subiu 5,4% em janeiro deste ano ante mesmo período de 2012, para 38.311 gigawatts-hora (GWh), motivado principalmente pelo aumento da demanda das residências e do comércio (que avançaram mais de 11%).

Tesouro não arcará sempre com custos do setor elétrico, diz Aneel

"Mesmo considerando o efeito estatístico da uma base de comparação relativamente reprimida em 2012, o crescimento de 11,4% no consumo de energia das famílias --o maior já registrado desde 2005 para o mês de janeiro-- é, sem dúvida, expressivo", informou a EPE (Empresa de Pesquisa Energética) nesta terça-feira (26).

O consumo das residências em janeiro, que foi de 10.912 GWh, é atribuído ao calor intenso e permanência de temperaturas elevadas por vários dias --que levam ao maior uso de equipamentos de refrigeração.

O classe comercial registrou alta de 11,1% no consumo de energia no mesmo período, para 7.195 GWh, sendo que as principais taxas de crescimento foram observadas na região Sudeste, com destaque para Espírito Santo (20,7%) e Minas Gerais (17,7%).

"Tal qual no consumo residencial, temperaturas elevadas exercem influência no sentido de aumentar a demanda comercial de energia. Além disso, a intensificação do turismo de lazer, próprio desta época do ano, é outro fator que contribui para a expansão do consumo da classe", disse a EPE.

A indústria, por sua vez, teve uma redução de 2% no consumo de energia ante 2012, resultado que reflete o desempenho da atividade industrial no período. Segundo a EPE, o resultado está em linha com as estatísticas da CNI (Confederação Nacional da Indústria).


Endereço da página:

Links no texto: