Folha de S. Paulo


Inventor da sigla Bric se aposenta do banco Goldman Sachs

Jim O'Neill, 55, presidente do braço de gestão de ativos do Goldman Sachs, vai se aposentar do banco de investimentos. Ele se tornou famoso por prever a ascensão das economias emergentes e ter cunhado o termo Bric para designar os principais representantes deste grupo.

Em 2001, ele criou a sigla para designar Brasil, Rússia, Índia e China. À época chefe de pesquisa econômica do banco, O'Neil viu sua própria ascensão no Goldman Sachs estar ligada à das nações que escolheu para destacar.

Segundo o jornal britânico "Financial Times", a decisão do executivo pode estar ligada pela frustração sobre o status da gestão de ativos que controlava dentro do Goldman Sachs.

O cargo de presidente do braço de gestão de ativos foi criado em setembro de 2010 especificamente para O'Neill, e sua divisão teve uma grande contribuição para as receitas totais do Goldman Sachs nos últimos anos.

Segundo o "FT", o banco não deve nomear um substituto para seu cargo e Tim O'Neil e Eric Lane devem permanecer como codiretores da divisão.

PEDIDO

O'Neill apresentou seu pedido de demissão no mês passado, mas Goldman atrasou o anúncio público de sua partida para depois do encontro anual com parceiros do banco, que ocorreu na semana passada em Nova York.

O anúncio foi divulgado nesta-feira (5). No comunicado assinado por Lloyd Blankfein, presidente-executivo do Goldman Sachs, e Gary Cohn, chefe de operações, o banco desejava a "Jim e sua família tudo de melhor nos próximos anos".

Segundo pessoas próximas ao executivo ouvidas pelo "Financial Times", O'Neill não tem planos para se juntar a outra empresa no momento.


Endereço da página: