Folha de S. Paulo


Procon-SP notifica BRP e Jaguar e Land Rover por recall incompleto

O Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, notificará a Jaguar e Land Rover e a BRP Brasil (Bombardier Recreational Products) para que regularizem até a próxima sexta-feira (25) os comunicados de recall de veículos que foram divulgados de maneira incompleta.

No caso da BRP, o recall é referente ao veículo Can-Am Roadster Syder, modelos GS, RS e RT em todas as suas versões, anos de 2008 a 2012, divulgado na imprensa no dia 17 de janeiro.

Já no caso da Jaguar e Land Rover, o veículo afetado pelo recall foi o Jaguar modelo XF, ano/modelo 2010, fabricados de abril de 2009 a janeiro de 2010.

Veja se sua montadora fez um recall recentemente

Reprodução
Can-Am Roadster Spyder GS
O veículo Can-Am Roadster Spyder GS, da BRP pode ter problemas de vazamento de combustível

SPYDER

A BRP não especificou os potenciais riscos que oferece à saúde e segurança dos consumidores.

No comunicado a empresa informa que em algumas circunstâncias, seja em decorrência da má vedação da tampa do combustível ou de defeito na mangueira de ventilação do tanque de combustível, podem escapar vapores de combustível para o compartimento fechado do motor. Estes vapores, quando na presença de uma fonte de ignição, podem causar incêndio.

A BRP esclarece que os proprietários destes veículos devem entrar em contato com um revendedor autorizado para realizar o conserto da mangueira do canister de vapor de combustível e substituir a tampa do tanque de combustível. Ela disponibiliza o telefone (19) 3783-9600 e o email posvendas@brp.com e o site para mais informações.

Divulgação
O automóvel sedã XF, da montadora inglesa Jaguar
O automóvel sedã XF, da montadora inglesa Jaguar, passa por recall por problemas de vazamento de combustível

A empresa foi procurada, mas ainda não se posicionou sobre o assunto.

JAGUAR E LAND ROVER

O recall da Jaguar e Land Rover divulgado nesta sexta-feira (18) não especifica os potenciais riscos que oferece à saúde e segurança dos consumidores.

Os chassis envolvidos são SAJAA08Y8AMR48556, SAJAA08Y2AMR48777, SAJAA08YXAMR49899, SAJAA08YXAMR50129, SAJAA08Y8AMR51330, SAJAA08Y9AMR53183, SAJAA08YXAMR53287, SAJAA08YXAMR53712

No comunicado a empresa informa a possibilidade de ocorrer desgaste da flange de saída do conjunto da bomba de combustível quando submetido a alta pressão. Nestas condições, há possibilidade de vazamento de combustível que, na presença de uma fonte de ignição, poderá gerar risco de incêndio.

A Jaguar esclarece que os proprietários destes veículos devem entrar em contato com uma concessionária autorizada para inspeção e substituição dessa peça. Ela disponibiliza o telefone 0800 729 1420 para mais informações.

A empresa afirmou que ainda não foi notificada pelo Procon, mas que está pronta para prestar quais esclarecimentos sobre o recall.

São oito os veículos envolvidos no chamado.

RECALL

O recall envolve os modelos adquiridos da concessionária ou de pessoa física e não há prazo limite para atendimento à campanha.

Se o consumidor tiver qualquer dificuldade para efetuar o reparo/substituição, deve procurar um órgão de defesa do consumidor.

O Procon-SP orienta os consumidores sobre seus direitos e acompanha atentamente convocações desse tipo, como procedimento incorporado à sua dinâmica de trabalho.

A empresa deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.

Para quem mora na cidade de São Paulo, o Procon disponibiliza o telefone 151.


Endereço da página:

Links no texto: