Folha de S. Paulo


Autor do romance "Estação Atocha" tem livro de poemas lançado no Brasil

O norte-americano Ben Lerner, 36, tornou-se conhecido do público mais amplo pelo romance "Estação Atocha" [trad. Gianluca Giurlando, Rádio Londres, 224 págs., R$ 35]. Ele, porém, iniciou-se na carreira literária como poeta.

Jake Naughton/The New York Times
O escritor Ben Lerner no Metropolitan Museum of Art, em Nova York, cidade onde vive
O escritor Ben Lerner no Metropolitan Museum of Art, em Nova York, cidade onde vive

Depois de ter estreado com "The Lichtenberg Figures" (2004), lançou "Angle of Yaw" (2006) –seu primeiro livro de poemas traduzido no Brasil, sob o título de "Ângulo de Guinada" [trad. Ellen Maria, e-galáxia,R$ 14,90]. É autor também de "Mean Free Path" (poemas, 2010) e do romance "10:04" (2014).

Com "Ângulo de Guinada", disponível para venda em e-book a partir desta semana, Lerner foi finalista do National Book Award em 2006, tornando-se, aos 27 anos, um dos mais jovens escritores a competir pelo prestigioso prêmio –que, naquele ano, foi para "Splay Anthem", de Nathaniel Mackey.

Leia a seguir três poemas em prosa do livro.

*

O terceiro estômago de um ruminante se chama folhoso, porque, ao seccioná-lo, suas dobras se desarmam como as folhas de um livro. Cortada enviesada a carambola tem forma de estrela e por isso a conhecemos como star fruit. Nosso povo frequentemente batiza os objetos segundo sua forma de destruí-los.

*

A vista do voo do pássaro abstraída do pássaro. Você me cobre, disse o soldado na tela, que eu vou entrar. Temos a impressão de estar convencidos, mas de quê? E por quem? O público é um buraco hipotético, um campo de desaparição absoluta, desde onde emerge a matéria celeste. Acredito falar por todos, começa o presidente, quando digo estas últimas célebres palavras.

*

Por toda a extensão dos Estados Unidos, debaixo da terra e na superfície, desde o fundo de um poço até o alto de um edifício em chamas, em aviões sequestrados e em minas desmoronadas, as pessoas estão usando seus celulares para fazer chamadas, não para pedir ajuda ou ar ou luz, mas informação.


Endereço da página: