Folha de S. Paulo


Na fundição artística Polich Tallix, mestre dos metais é o aliado do artista

No final dos anos 90, a escultora Rona Pondick chegou à fundição de Dick Polich com alguns objetivos desafiadores. Ela estava trabalhando em suas hoje famosas peças que combinam animais e seres humanos, e interessada em novas maneiras de incorporar cores ao aço inoxidável. Ela recordou recentemente a explicação que deu a Polich sobre o projeto: "Ele me disse que eu estava tentando forçar os limites, e que me acompanharia nisso. E depois ele perguntou se, já que iria até o limite comigo, podia me mostrar algumas coisas em que estava trabalhando".

A determinação de resolver problemas e a disposição de experimentar caracterizam as décadas de trabalho de Polich como pioneiro no fornecimento de capacidades industriais e conhecimentos tecnológicos aos artistas, para que eles possam realizar suas visões em metal. Desde que abriu sua primeira fundição artística, no final dos anos 60, ele ajudou a produzir milhares de esculturas para cerca de 500 artistas, entre os quais Louise Bourgeois, Alexander Calder, Nancy Graves, Jasper Johns, Roy Lichtenstein, Louise Nevelson, Isamu Noguchi, Richard Serra e Frank Stella.

Polich, 82, passa seus dias na Polich Tallix Fine Art Foundry, o espaço de 9,5 mil metros quadrados em Rock Tavern que abriga sua empresa desde 1996. Homem franzino, de humor rápido e foco intenso, ele oferece muita energia e experiência em seus papéis como artesão, cientista, inovador, empresário e colaborador.

Filho de imigrantes croatas, Polich estudou na Universidade de Yale, com uma bolsa conquistada como jogador de futebol americano, e se formou em Economia. Depois de algum tempo trabalhando na indústria, e de mais um período como piloto na marinha, ele se matriculou na Escola de Design da Universidade Harvard para um mestrado em arquitetura. Depois de um ano, abandonou os estudos e começou a trabalhar em uma fundição no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), onde conseguiu um mestrado em metalurgia. Depois disso, voltou à indústria e logo se tornou gerente geral da Bendix Corporation, fabricante de produtos para o setor aeroespacial. Mas esse emprego durou apenas alguns anos.

"Um dia cheguei ao escritório e encontrei um pedido para mil válvulas para máscaras contra gás", ele conta. "E pensei comigo mesmo que devia fazer outra coisa com meu diploma em engenharia. Por isso larguei o emprego e abri minha fundição".

O nome "Tallix" deriva da palavra "metallics". A Polich Tallix é a encarnação atual da série de fundições que Polich manteve em Peerskill e depois Beacon, antes de terminar em Rock Tavern, cerca de 100 quilômetros ao norte de Manhattan.

A fundição é um ambiente movimentado e multifacetado onde diversos metais são fundidos e laminados para produzir obras de arte de toda espécie, de pequenos objetos a projetos tão grandes que precisam ser montados do lado de fora do galpão. Uma tarde, em janeiro, máquinas rugiam, fagulhas voavam e os 74 funcionários da fundição estavam trabalhando em dezenas de esculturas. Gigantescas pilhas de cera que posteriormente se tornariam uma peça da série "Play-Doh", de Jeff Koons, estavam posicionadas no centro do amplo pavilhão, perto de um par de figuras de bronze com algo de desenho animado, de "Cone Sculpting Sphere", projeto de Tom Otterness. De uma parede próxima, pendiam placas de metal reluzentes, ensaios para as fachadas metálicas criadas pela Tod Williams Billie Tsien Architects para a embaixada dos Estados Unidos na Cidade do México.

No laboratório de impressão em 3D, os técnicos estavam empregando processos digitais para criar uma versão em escala de "Karma", de Do Ho Suh, uma torre de bronze de sete metros de altura composta por uma figura humana em pé carregando sobre os ombros uma coluna de homens agachados, um sobre o outro, cada qual menor do que o inferior. "Estamos reduzindo a peça para 77 centímetros", disse Polich. "As figuras no alto terão apenas 7,7 milímetros. Não se pode produzi-las em argila, mas se pode produzi-las".

Polich se orgulha da tecnologia de ponta empregada em sua fundição, das ligas metálicas avançadas que usa e dos altos padrões de qualidade que oferece. Descreve que seu estilo de gestão é reconhecer os pontos fortes de cada um de seus funcionários.

"Há a pirâmide de autoridade típica, comigo no ápice", ele disse. "Mas também há pirâmides de autoridade baseadas em competência e em talento técnico. Os caras que estão no topo dessas pirâmides - todo mundo sabe quem são eles".

O resultado é um senso de apoio mútuo comunitário. "Se uma pessoa não consegue descobrir como fazer alguma coisa, todos nos reunimos para descobrir", disse Polich. "Nessas conversas, sou só mais um sujeito oferecendo minhas ideias".

Para manter a tradição de responsabilidade da fundição para com a concretização das ideias de artistas, Polich faz questão de manter a distinção entre artista e artesão.

"Somos artesãos", ele disse. "Temos de ter uma conexão íntima com os sentimentos e necessidades dos artistas que trabalham aqui, e com aquilo que seus projetos requerem. Não tomamos decisões estéticas, e nosso objetivo é não deixar nossas impressões digitais na obra".

Mas é evidente que Polich deixou as suas digitais - na cultura interna da fundição, em seu impressionante elenco de clientes, nas esculturas em todo o mundo que ele ajudou a criar, e nas possibilidades hoje disponíveis para a conversão de metal em arte. Embora ainda não tenha anunciado planos de se aposentar, ele já escolheu um sucessor: Adam Demchak, 33, engenheiro que começou na Polich Tallix um ano atrás.

Quando Pondick foi informada a respeito, ficou um pouco melancólica.

"Fico muito triste por não ter começado a trabalhar com Dick quando ele era mais moço", ela disse. "Não existem muitas pessoas com aquela espécie de atitude, sempre repletas de boas sugestões e disposição de ajudar".

De sua parte, Polich está confiante em que os sistemas e princípios que ele mantém há 45 anos em suas fundições perdurarão. "Quando aprecio alguém, sabe como demonstro? Ensinando a pessoa", ele disse. "É isso que fazemos aqui".

A Polich Tallix Fine Art Foundry fica em 453 State Route 17K, Rock Tavern. Informações: 845-567-9464 ou polichtallix.com.

Tradução de PAULO MIGLIACCI


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