Folha de S. Paulo


Samba do Trabalhador, comandado por Moacyr Luz no Rio, faz festa em SP

Desde 2005, o cantor, músico e compositor Moacyr Luz promove todas as segundas-feiras, a partir das 14h, a roda Samba do Trabalhador, no Clube Renascença, no Andaraí, zona norte do Rio. Ele diz nunca ter imaginado tanta longevidade nesse projeto.

"Não esperava nada disso. Essa última segunda-feira, então, que é a data mais importante do ano para nós, quando acontece de o Dia do Trabalho cair numa segunda-feira, não esperava um público de 2.000 pessoas como o que apareceu por lá", conta Moacyr à Folha.

O grupo que reuniu, com dez bambas da cena carioca, nunca falha. "Só sai alguém se estiver contundido, com febre de 40 graus." Cancelam só quando o Natal cai na segunda, "porque aí não tem jeito, não dá para concorrer com peru e rabanada".

Divulgação
O cantor Moacyr Luz (ao microfone) com o trombonista Allan Abbadia em cena do DVD
O cantor Moacyr Luz (ao microfone) com o trombonista Allan Abbadia em cena do DVD

Neste domingo (7), o Samba do Trabalhador lança CD e DVD "Ao Vivo no Bar Pirajá", com registro de um show apresentado no ano passado no bar paulistano, com convidados ilustres (leia ao lado). A festa será no mesmo lugar, a partir do meio-dia.

"Não foi à toa que escolhemos São Paulo para gravar o DVD. É um agradecimento pela acolhida que sempre recebemos. São Paulo é uma das cidades que mais entendem e respeitam o samba, junto com o Rio. Mas no Rio é quase uma obrigação, o sujeito já nasce tendo que escolher qual vai ser a sua escola de samba. Com três anos de idade tem que saber o refrão da escola", brinca Moacyr.

A ideia da segunda-feira veio porque ele observou que era um dia tranquilo para os músicos. "É um dia de descanso, depois de voltar das viagem do fim de semana."

O repertório tem muitas composições de Moacyr, de longa carreira com parceiros como Aldir Blanc ("mais de uma centena de parcerias gravados"), Martinho da Vila, Paulo César Pinheiro...

Não é possível antecipar se a apresentação em São Paulo terá convidados. "O hábito é nunca anunciar convidado. A gente nunca sabe quando terá alguém", explica Moacyr. "Quem sabe alguém esteja fazendo show em São Paulo e resolva ir até lá dar um abraço. Quando aparece na roda, tem que cantar!"

MOACYR LUZ & SAMBA DO TRABALHADOR
QUANDO domingo (7), às 12h
ONDE Bar Pirajá, av. Brig. Faria Lima, 64, tel. (11) 3815-6881
QUANTO será cobrado apenas o que for consumido no bar


Endereço da página: