Folha de S. Paulo


Livro reúne correspondência inédita de Otto Lara Resende e Murilo Rubião

Reprodução
Murilo Rubião (esq.) e Otto Lara Resende
Murilo Rubião (esq.) e Otto Lara Resende

Para Otto Lara Resende (1922-1992), os contos de Murilo Rubião (1916-1991) em "O Ex-Mágico" tinham uma lógica desesperadora, estavam "encharcados" de uma vida dolorosa e forte. Dos textos, Otto via saltar "uma simbologia que deprime e choca".

Foi o que o escritor disse em uma carta de 3 de novembro de 1947 ao amigo –a primeira de mais fôlego que ele enviou a Rubião, já que a anterior havia sido um breve telegrama ("UM GRANDE ABRAÇO E VIVA O BACHAREL MURILO RUBIÃO").

A correspondência dos dois escritores agora está reunida em "Mares Interiores", organizada pelo pesquisador Cleber Araújo Cabral –um conjunto que começa em 1945 e vai até 1991 e estava inédito até agora.

Na carta em que comenta "O Ex-Mágico", destaca o organizador, já é possível ver uma faceta de crítico literário de Otto.

"Ele mencionou em várias ocasiões que queria ser crítico, não necessariamente escritor. E vemos essa verve na leitura que ele faz dos originais [de Rubião]", diz Amaral. "É interessante a aproximação que ele faz (do amigo) com a obra de Kafka, com os personagens em um mundo em ruínas."

As novas cartas também ajudam a ver como Murilo Rubião –que neste ano, aliás, completaria cem anos– pensava seu processo criativo.

Em entrevistas, o autor costumava repetir as mesmas ideias. Via a literatura como uma fatalidade. Sentia prazer apenas em ter a ideia para um novo conto –mas o processo de escrita em si era sofrido, contava.

"Acho que as cartas nos ajudam a ver outros discursos sobre o processo criativo dele. Claro que é difícil falar em sinceridade em qualquer correspondência, porque há encenações e edições de si do lado de quem escreve", diz Amaral.

As cartas da dupla estão divididas em três momentos: de 1945 a 1952, quando Otto está no Rio e Rubião em Minas; de 1957 a 1959, quando Rubião estava em Madri e o amigo, em Bruxelas; e de 1966 a 1991, ano em que Rubião morre.

O novo livro é o primeiro de um conjunto de três. O pesquisador ainda prepara edições das cartas do autor de "O Ex-Mágico" com Fernando Sabino e Mário de Andrade. O conjunto com o modernista já havia sido editado nos anos 1990, mas terá missivas que só ficaram acessíveis depois da edição original.

Mares Interiores
Otto Lara Resende (Org.), Murilo Rubião (Org.), Cleber Araújo Cabral
l
Comprar

Amaral só esbarrou em um problema ao pesquisar a correspondência de Rubião com o autor de "O Encontro Marcado": só achou as cartas que Sabino enviou para Rubião, mas não o contrário.

"Já procurei em vários arquivos, mas não achei. Cheguei a entrar em contato com a família do Fernando Sabino, mas também não deu certo."

MARES INTERIORES

AUTORES Murilo Rubião e Otto Lara Resende

ORGANIZADOR Cleber Araújo Amaral

EDITORA Autêntica e UFMG

QUANTO R$ 49,80 (224 págs.)


Endereço da página:

Links no texto: