Folha de S. Paulo


Crítica

Bons atores coadjuvantes de humor não funcionam juntos em filme de assalto

A ideia: pegar a história real incrível de uma quadrilha de segunda categoria que conseguiu êxito no roubo de US$ 17 milhões e escalar atores engraçados seguindo um roteiro que fica entre comédia e aventura. Tinha os elementos para dar certo. Não deu.

"Gênios do Crime" tem um resultado capenga. Simplesmente não é divertido, e o que agrava esse defeito é contar com três nomes que o público já conhece de outras comédias bem melhores.

Zach Galifianakis, famoso como o gordinho chapado e tarado da trilogia "Se Beber, Não Case!", interpreta David, empregado de uma empresa de carros-fortes. Ele fica atraído por Kelly, papel de Kristen Wiig, egressa do humorístico de TV "Saturday Night Live".

A moça apresenta David ao amigo bandido Steve (Owen Wilson), que reúne uma quadrilha para assaltar a companhia usando as informações do funcionário. O plano dá certo. E é depois de estar com o dinheiro nas mãos que os problemas da gangue aparecem de verdade.

Kristen Wiig funciona bem. É engraçada e fica a uma distância segura da evidente briga por espaço travada entre Galifianakis e Wilson, atores mais acostumados a desempenhar papel coadjuvante.

A tarefa de Galifianakis não é fácil. Extrair humor da tremenda estupidez de David requer sutilezas que o ator parece não ter. Faria bem a ele assistir com atenção a "O Panaca" (1979), com Steve Martin, um manual de como provocar risos com um tipo idiota.

Owen Wilson parece destinado a ser coadjuvante. Sua ocupação mais constante é ser "escada" para o amigo Ben Stiller. Fez isso em "Starsky & Hutch" e nas franquias "Uma Noite no Museu" e "Zoolander". Ficou à sombra de Vince Vaughn em "Penetras Bons de Bico" e até de um labrador em "Marley e Eu".

O erro maior é a incapacidade do diretor Jared Hess de obter mais sintonia entre os atores. E não é a primeira vez que o cineasta falha em arrancar boas atuações de nomes consagrados. Ele desperdiçou Jack Black na fracassada comédia sobre luta livre "Nacho Libre" (2005).

O cinema americano tem tradição de bons filmes sobre grandes assaltos. "O Golpe de John Anderson" (1971), com Sean Connery, e "O Plano Perfeito" (2006), com Denzel Washington, são bons exemplos.

Mas "Gênios do Crime" parece mais uma encenação dos Trapalhões do assalto à agência do Banco Central de Fortaleza, em 2005. Só que sem o humor que Renato Aragão conseguiria explorando o caso.

*GÊNIOS DO CRIME (MASTERMINDS) *
DIREÇÃO Jared Hess
ELENCO Zach Galifianakis, Owen Wilson, Kristen Wiig
PRODUÇÃO EUA, 2016, 12 anos
QUANDO: em cartaz


Endereço da página: