Folha de S. Paulo


Coleção traz receitas da gastronomia portuguesa

Divulgação
foto ilustrativa da nova Coleção Folha Cozinhas do Mundo
Coleção Folha Cozinhas do Mundo

No próximo domingo (17/7) chega às bancas o sétimo volume da coleção Folha Cozinhas do Mundo, dedicado à culinária portuguesa.

Por causa de seu passado de explorador de terras, Portugal hoje possui aromas de regiões longínquas como o gengibre da Ásia, a pimenta piri-piri das colônias africanas e o feijão do Brasil.

Por terra, a influência veio dos romanos, que desde o século 2 a.C. introduziram ingredientes como o trigo, a cebola, o alho e as azeitonas. Os judeus contribuíram com novidades no tratamento das carnes e o pão ázimo, enquanto os mouros difundiram técnicas de cozimento como a da cataplana, uma caçarola precursora da panela de pressão.

Mesmo tendo contato com tantas culturas ao longo do tempo, a culinária lusitana curiosamente preservou suas próprias receitas quase sem alterações. É uma gastronomia pouco dada a revoluções, porém a variedade de ingredientes e receitas nas quais eles são usados é grande.

Em geral, os portugueses dão muita atenção ao preparo das carnes e por todo o país há rebanhos de bovinos, ovinos, caprinos e suínos.

Os peixes também são muito importantes para a alimentação desse povo, cuja história tem um vínculo intenso com o mar. O mais conhecido deles é o bacalhau, mas ainda há moluscos e crustáceos na mesa portuguesa.

A confeitaria é outra parte marcante da gastronomia do país. Assim, uma refeição típica sempre é concluída com um doce e uma taça de vinho do Porto ou madeira.

Conheça neste livro os principais ingredientes e utensílios utilizados na cozinha portuguesa e prepare algumas de suas deliciosas receitas, como o polvo à lagareiro, as pataniscas de bacalhau e o pastel de nata.


Endereço da página: