Folha de S. Paulo


Zack Snyder volta ao universo dos heróis em 'Batman vs Superman'

Clay Enos/Warner Bros. Entertainment/Associated Press
This image released by Warner Bros. Entertainment shows Ben Affleck as Batman, left, and Henry Cavill as Superman in a scene from,
Ben Affleck (como Batman) e Henry Cavill no longa de Zack Snyder

Em tempos de polarizações por toda parte, você está do lado do Superman (Henry Cavill) ou do Batman (Ben Affleck)? Do onipotente alienígena repórter ou do detetive bilionário de Gotham City? Ou está tranquilão?

O relacionamento entre os dois principais heróis da DC Comics é cheio de farpas há 30 dos quase 80 anos de existência de cada um deles. Em 1986, o quarto volume de "O Cavaleiro das Trevas", do roteirista e desenhista Frank Miller, anunciava desde sua capa que haveria guerra entre os dois.

QUADRINHOS

Nessa história -que dá a base conceitual para o filme "Batman vs Superman: A Origem da Justiça", de Zack Snyder-, todos os heróis já aposentaram suas máscaras há alguns anos, por força de uma lei.

Bruce Wayne está idoso, quando uma sociedade cada vez mais insegura faz com que o Batman volte às ruas para mostrar quem manda na noite.

Superman, mantido pelo governo como uma espécie de bomba atômica de capa, é convocado para neutralizar o antigo colega.

A história influenciou a reformulação do Batman em 1986, quando os principais personagens da DC tiveram seus passados reescritos. Estabeleceu-se então que Batman é o amargurado rei da noite que sabe se defender como ninguém; Superman é o sorridente cidadão com poderes abastecidos pelo sol e que vive sossegado pois quase nada o atinge. São tão diferentes que se completam.

Divulgação
ORG XMIT: 060201_0.tif Literatura: o personagem Batman briga com o Superman na história em quadrinho
Batman luta com Superman em "Batman: O Cavaleiro das Trevas", de 1986

Se no primeiro encontro dos dois, publicado em 1952, eles levaram apenas quatro quadrinhos para fazer amizade, no primeiro encontro de 1986 eles chegam a um pacto em que não se bicam, mas se toleram.

Mais ou menos como o próprio Miller havia feito poucos anos antes na Marvel ao escrever encontros entre o Demolidor e o Justiceiro (que, aliás, também inspiram a segunda temporada de "Demolidor", recém-lançada pela Netflix).

CINEMA

Essa diferença de tom entre os dois, porém, fica menos evidente quando levamos em conta o filme do Superman feito antes por Zack Snyder ("O Homem de Aço", 2013). O kryptoniano apanha, mata se necessário; é muito mais sombrio do que o de filmes anteriores e mesmo do que o dos quadrinhos.

Trailer

Snyder, aliás, manja do assunto: já dirigiu "300" (2006, baseado em outra HQ de Frank Miller) e "Watchmen" (2009), está dirigindo "Liga da Justiça (2017) e produz atualmente "Esquadrão Suicida" (2016), "Mulher Maravilha" (2017), "The Flash" (2018) e "Aquaman" (2018).

A julgar pelos trailers de "Batman vs Superman", quem desconfia dos métodos extremos do outro nesta versão é o Batman. O que é garantido que será exatamente como nos quadrinhos, porém, é o resultado do confronto. Nas páginas coloridas, toda parceria frutífera entre heróis só começa depois de uma boa briga.

E aqui, a peleja vai dar início à Liga da Justiça, visando fazer frente à próxima polarização do cinema: Capitão América versus Homem de Ferro com seus Vingadores em "Guerra Civil" (2016).


Endereço da página:

Links no texto: