Folha de S. Paulo


CRÍTICA

'Butch Cassidy' renova faroeste com humor, romance e charme

No final dos anos 1960, quando Hollywood começava a discutir uma decadência do western, o diretor George Roy Hill (1921-2002) mostrou que qualquer gênero pode funcionar se for aplicada a ele a inventividade adequada.

"Butch Cassidy" (1969, 12 anos, TC Cult, 22h) é talvez o faroeste mais charmoso do cinema, e não por qualidades geralmente valorizadas em filmes de caubói.

Com muito mais humor e romantismo do que o habitual, o filme reúne dois galãs no auge de popularidade: Paul Newman (1925-2008) é Butch Cassidy, e Robert Redford é Sundance Kid, a dupla de bandidos mais procurada dos Estados Unidos.

O diretor pediu aos dois atores que mantivessem seus sorrisos em todas as cenas que gravassem, por mais difícil que fosse a situação que enfrentassem. "Quero vocês confiantes como o Pernalonga nos desemhos!", disse Hill.

Na sucessão de assaltos e fugas dos xerifes, o companheirismo dos dois é ressaltado em cenas bem-humoradas, como aquela em que Sundance Kid não quer saltar num rio para escapar de perseguidores. A muito custo, acaba revelando ao parceiro que não sabe nadar, para gargalhadas de Butch.

Entre tiroteios, sobra tempo para que eles se envolvam com a personagem de Katherine Ross, ao som de uma canção vencedora do Oscar.

"Raindrops Keep Fallin' on My Head" foi composta por Burt Bacharach, o grande autor de músicas para filmes na década que então se encerrava. Na voz de B.J. Thomas, foi um sucesso mundial.

A cena em que ela é usada no filme mostra Katherine Ross andando de bicicleta e flertando com os dois caubóis. Essa sequência seria exibida tantas vezes depois na TV que, sem querer, se transformaria numa espécie de antecessora dos videoclipes.

Esses lances de humor se acentuam quando a dupla foge para a América do Sul e se torna um transtorno para os homens da lei latinos.

Os dois passam a ser "los bandidos ianques". Deitam e rolam em cima dos despreparados soldados locais.

O filme fez tanto sucesso que, em 1973, o diretor Hill voltou a se reunir com Newman e Redford, para filmar "Golpe de Mestre".

Desta vez, os personagens centrais são dois malandros que montam um plano mirabolante para tirar a fortuna de um banqueiro corrupto na Chicago dos anos 1930.


Endereço da página: