Folha de S. Paulo


Diretor americano Bob Wilson estreia em abril peça inspirada em Garrincha

Um dos principais nomes do teatro experimental, o diretor americano Bob Wilson, 74, fará uma peça inspirada em Mané Garrincha (1933-83).

A montagem, cujo nome não foi divulgado, é uma coprodução com o Sesc São Paulo e tem estreia prevista para abril de 2016, no Sesc Pinheiros. O elenco conta com um quinteto musical e 16 atores, todos brasileiros.

A informação foi antecipada pela Folha em setembro.

O texto é do americano Darryl Pinckney, que já trabalhou com Wilson em "The Old Woman - A Velha" (2014). Toma apenas como inspiração a biografia "Estrela Solitária", de Ruy Castro.

Ruy conta que foi consultado, entre o fim de setembro e o início de outubro, pela equipe do encenador. "Conservei com eles durante algumas horas sobre o Garrincha, dando dicas, botando discos e falando do clima da época."

"A história não tem nada a ver com a do livro", afirma o produtor-executivo da montagem, Ricardo Fernandes. O roteiro passa brevemente por dados biográficos.

O esqueleto da dramaturgia está pronto, foi criado em São Paulo, no Sesc Belenzinho, durante 15 dias de novembro, em um processo que teve a presença de Wilson e de todos os atores do elenco.

Segundo Fernandes, o diretor não buscou uma narrativa linear, preferiu transformar em imagens "bem poéticas" alguns dados sobre a personalidade de o jogador, como o fato de que ele gostava de soltar pássaros engaiolados.

Divulgação
Lígia Cortez (esq) e Luiz Damasceno em
Lígia Cortez e Luiz Damasceno em 'A Dama do Mar'; atores estão escalados para peça sobre Garrincha

A pesquisa histórica é de Carlos Augusto Calil, e a trilha sonora resgata temas da MPB e do samba, mas dá brechas para ritmos como o rock.

De acordo com o Sesc, a produção está em curso há mais de dois anos e teve pesquisas no Rio e em São Paulo, além de laboratórios em Watermill, centro de criação de Wilson no Estado de Nova York

EM SÉRIE

Desde 2012, Wilson vem apresentando em São Paulo uma série de criações suas. Nesse ano, encenou quatro: "A Última Gravação de Krapp", em que ele próprio atuava, "Ópera de Três Vinténs" e "Lulu", ambas com o grupo alemão Berliner Ensemble, além da ópera "Macbeth".

Em 2013, realizou outra produção em parceria com o Sesc: "A Dama do Mar", texto de Susan Sontag (1933-2004) inspirado na peça de Henrik Ibsen (1828-1906). Parte do elenco de "A Dama", caso dos atores Bete Coelho, Lígia Cortez e Luis Damasceno, estará também na nova montagem sobre Garrincha.

No ano passado, trouxe "A Velha", com Mikhail Baryshnikov e William Dafoe.


Endereço da página:

Links no texto: