Folha de S. Paulo


CRÍTICA

Filme sobre rio São Francisco deixa boas histórias à deriva

"Eu não vim para explicar, vim para confundir." A frase é de Chacrinha, mas poderia se aplicar a "5 X Chico "" o Velho e Sua Gente", caso raro de documentário que termina deixando mais dúvidas que respostas.

O filme é dirigido por cinco cineastas –Gustavo Spolidoro, Ana Rieper, Camilo Cavalcante, Eduardo Goldenstein e Eduardo Nunes– e mostra a vida dos habitantes das margens do rio São Francisco em cada um dos Estados banhados por suas águas, mas o espectador só descobre isso nos créditos finais.

Durante o longa, não há a preocupação em identificar os locais ou os entrevistados. Pescadores contam "causos", fiéis fazem promessas, um sujeito reclama do sumiço de peixes no rio e outro se veste de cangaceiro, cultua Lampião e mostra o local onde o bandido e herói do povo foi morto. O espectador fica sem saber o nome das pessoas ou onde vivem. Também é impossível saber que cineasta dirigiu cada parte (ou será que dirigiram em conjunto?).

Divulgação
Cena do filme
Cena do filme "5x Chico - O Velho e Sua Gente"

Algumas sequências são bonitas, outras tediosas, mas todas terminam meio abruptamente. As histórias se sucedem sem um aparente ponto de corte, como se fizessem parte da mesma narrativa (uma alusão à correnteza do Velho Chico, talvez?). É uma opção estética interessante, mas que dificulta a apreciação. A rapidez com que os entrevistados aparecem e o fato de não sabermos sequer seus nomes impedem uma conexão emocional mais profunda do espectador.

Há uma sequência linda em que um casal entra de canoa numa imensa estrutura de cimento que parece uma igreja, erguida dentro do rio, para acender velas e fazer orações. Que local é aquele? Onde fica?

É frustrante que o filme se recuse a informar isso. Ninguém está dizendo que documentários precisam ser professorais, mas as histórias dos ribeirinhos certamente pareceriam muito mais interessantes se o espectador não ficasse no escuro.

5X CHICO - O VELHO E SUA GENTE
DIRETOR Gustavo Spolidoro, Ana Rieper, Camilo Cavalcante, Eduardo Goldestein e Eduardo Nunes
PRODUÇÃO Brasil, 2015, 10 anos

ANDRÉ BARCINSKI é jornalista e autor do livro "Pavões Misteriosos" (Três Estrelas)


Endereço da página: