Folha de S. Paulo


Com 'Suíte 14' no topo, sertanejo domina rádios do país em 2015

Suíte 14

As 22 músicas mais tocadas em rádios brasileiras no primeiro semestre de 2015 são sertanejas, segundo a Crowley, empresa que monitora a audiência radiofônica no país.

Para quem só vê monotonia nas paradas, o jornalista André Piunti argumenta: "É impressionante o domínio. Mas não é uma monocultura, acho que são vários gêneros dentro de um", diz ele, coautor do livro "Bem Sertanejo", com o cantor Michel Teló, e criador do site Universo Sertanejo.

Conforme o raciocínio, haveria tantas nuances entre Victor & Leo e Lucas Lucco quanto entre Beatles e Ramones no rock. "Tocam nos mesmos lugares, são chamados de sertanejos, mas são completamente diferentes."

Fernando & Sorocaba está em 17º lugar na lista de mais tocadas nas rádios, com "Bobeia pra Ver". A dupla é dona do escritório FS Producões, que agencia Lucas Lucco, Marcos & Belutti e Thaeme & Thiago. Sorocaba diz que, para além do crescimento de festivais e festas, há também uma proliferação de subgêneros dentro do próprio sertanejo.

"Tem o sertanejo com arrocha, com rock, com pop, com country", descreve.

Fernando Neves / Brazil Photo Press/Folhapress
SAO PAULO, SP, 30.07.2015 – SHOW-SP - Michel Teló e a dupla sertaneja Henrique e Diego durante lançamento oficial da 60ª Festa do Peão de Barretos no Espaço das Américas, região oeste de São Paulo, SP, nesta quarta-feira, 29. (Foto: Fernando Neves / Brazil Photo Press/Folhapress) *** PARCEIRO FOLHAPRESS - FOTO COM CUSTO EXTRA E CRÉDITOS OBRIGATÓRIOS ***
Michel Teló e a dupla sertaneja Henrique e Diego durante lançamento oficial da Festa do Peão de Barretos, em julho de 2015

Prova disso é a música mais tocada no ano até agora, "Suíte 14", dos mato-grossenses Henrique & Diego em parceria com o funkeiro paulistano MC Guimê.

Junta desde 2002, a dupla ficou famosa com "Zoar e Beber", em 2009. Estourou com "Suíte", gravada no fim de 2014, com um pedido de reconciliação numa "banheira de espuma/ Nós dois se amando e a lua por testemunha/ Jantar à luz de vela, champanhe com cereja/ E a vida inteira nosso amor de sobremesa".

A música saiu dos estúdios de Dudu Borges, o grande midas do sertanejo moderno e produtor de grandes hits do gênero nos últimos anos, como "Chora, Me Liga", "Fugidinha" e "Ai, Se Eu te Pego".

Dudu produziu as outras duas mais tocadas no ano: "Agora", de Bruno & Marrone, e "Escreve Aí", de Luan Santana."São totalmente diferentes. 'Suíte 14' é de uma dupla nova, a do Luan tem conceito anos 1970 e 'Agora' é versão de uma música venezuelana."

Ele conta que agora aposta na música eletrônica para o gênero. "Coloquei em Jorge & Mateus. Tem dado tudo certo. O mundo está eletrônico", diz Dudu. Faltou dizer que, além de eletrônico, ao menos o Brasil segue sentimental, como todo bom sertanejo.


Endereço da página:

Links no texto: