Folha de S. Paulo


Leonardo Padura, Lina Meruane e Mia Couto estarão em festival paulistano

O cubano Leonardo Padura, a chilena Lina Meruane, o argentino Martín Kohan, o moçambicano Mia Couto e o angolano José Eduardo Agualusa estão entre os destaques da segunda edição da Pauliceia Literária, marcada para os dias 24 a 26 de novembro, em São Paulo.

A programação completa foi anunciada nesta terça-feira (23) na sede da Associação dos Advogados de São Paulo (Aasp), que organiza o evento.

Dois anos depois de celebrar a literatura policial, o evento bienal volta a homenagear um autor do gênero –o romancista Luiz Alfredo Garcia-Roza–, mas expande a temática, como explica o curador, Manuel da Costa Pinto.

Divulgação
A escritora chilena Lina Meruane, autora do livro 'Sangue no Olho', sobre a cegueira
A chilena Lina Meruane, autora do livro 'Sangue no Olho', sobre a cegueira, é convidada da Pauliceia

"De um lado, quis manter algo da primeira edição –que teve o policial como tema transversal– homenageando Garcia Roza. De outro, busquei mostrar que essa temática, cuja opção parece natural num evento criado por uma associação de advogados, não é compulsória. Daí outras escolhas, variadas, com mesas como uma sobre biografias e a relação entre memória e ficção", diz.

Patrícia Melo, uma das idealizadoras do festival e homenageada da primeira edição, estará na mesa de abertura, junto com Garcia-Roza e o professor da USP Adriano Schwartz, que fará conferência sobre o romancista.

Outros brasileiros confirmados são Carlos Heitor Cony, que debaterá memória e ficção com Lina Meruane; Bernardo Carvalho e Carlos de Brito e Mello, que conversarão sobre as "aberrações" trabalhadas em suas obras; e os biógrafos Lira Neto e Mário Magalhães, que –assim como Ruy Castro, que participará de mesa com sua mulher, Heloisa Seixas– falarão de seus próximos trabalhos.

No encerramento, Mia Couto e Agualusa prometem uma mesa fora do padrão. "Eles estão elaborando algo com formato diferente, que foge do bate-papo. Ainda não tenho detalhes concretos. Será a surpresa da Pauliceia", diz Costa Pinto

Criada em 2013, a Pauliceia Literária é bienal e acontece no auditório da Aasp, na rua Álvares Penteado, 151, na região central de São Paulo. Os ingressos para cada mesa custam R$ 32 e começam a ser vendidos em agosto.

Veja a programação completa:

24/9 - QUINTA

Abertura - 11h
Autor em foco: Luiz Alfredo Garcia-Roza - Conferência de Adriano Schwartz, com presença de Garcia-Roza e Patrícia Melo (para saudar escritor como novo "Autor em Foco")

Mesa 1 - 15h
Memórias da ficção, ficção da memória
Carlos Heitor Cony
Lina Meruane (Chile)

Mesa 2 - 17h
Viver de prazer
Ruy Castro
Heloísa Seixas

Mesa 3 -19h
Colecionadores de crimes
Luiz Alfredo Garcia-Roza

25/9 - SEXTA

Mesa 4 - 11h
Aberrações arcaicas
Bernardo Carvalho
Carlos de Brito e Mello

Mesa 5 - 15h
Galerias da história
Lira Neto
Mário Magalhães

Mesa 6 -17h
Estados de exceção
Leonardo Padura
Martín Kohan

Mesa 7 -19h
(Em organização)

26/9 - SÁBADO

Mesa 8 -11h
Guetos poéticos
Tamara Kamenszain
Leandro Sarmatz

Mesa 9 -15h
Laços de família
Paloma Vidal
Cíntia Moscovich

Mesa 10 -17h
Hóspedes do estranho
Juliano Garcia Pessanha
Evandro Afonso Ferreira

Encerramento - 19h

Lusotropicalismo
Mia Couto
José Eduardo Agualusa

Mais informações no site Pauliceia Literária


Endereço da página: