Folha de S. Paulo


Deborah Colker encena em São Paulo uma versão nebulosa de 'Belle de Jour'

A coreógrafa Deborah Colker repassa um pouco de sua carreira a partir desta terça (19), quando apresenta em São Paulo duas montagens: "Mix" (1995), releitura dos dois primeiros espetáculos de sua companhia, e "Belle" (2014), sua obra mais recente.

Baseado no livro "Belle de Jour" (1928), de Joseph Kessel (que também deu origem ao filme de Luis Buñuel), "Belle" tem movimentos sensuais e mostra uma mulher de classe média que decide se prostituir.

Flávio Colker/Divulgação
Cena de 'Belle', da coreógrafa Deborah Colker, baseado no livro 'Belle de Jour', de Joseph Kessel
Cena de 'Belle', da coreógrafa Deborah Colker, baseado no livro 'Belle de Jour', de Joseph Kessel

Desta vez, a montagem chega reformulada: os dois atos viraram um só e algumas ações ficaram nebulosas, não deixando claro se aconteceram de verdade ou se foram imaginadas pelos personagens. "Está mais na interpretação do público. Quero falar dessas forças que movem a personagem", diz Colker.

Nos últimos trabalhos, ela tem dado menos atenção aos movimentos acrobáticos com que ficou conhecida (e que podem ser vistos em "Mix") e traz mais delicadeza e movimentos clássicos para o palco.

Também tem se voltado para a literatura: após "Tatyana" (de 2011, baseado em Púshkin) e "Belle", ela prepara uma peça a partir de "O Cão sem Plumas", de João Cabral de Melo Neto. "Estou lendo João Cabral na veia."

COMPANHIA DE DANÇA DEBORAH COLKER
QUANDO "Mix", ter. (19) e qua. (20), às 21h; "Belle": sex. (22), às 21h, sáb. (23) e dom. (24), às 18h e às 21h
ONDE teatro Sérgio Cardoso, r. Rui Barbosa, 153, tel. (11) 3288-0136
QUANTO de R$ 50 a R$ 70
CLASSIFICAÇÃO livre ("Mix") e 14 anos ("Belle")


Endereço da página: