Folha de S. Paulo


Livro de poesias e crônicas leva Karina Buhr do palco à Flip

O novo disco de Karina Buhr, 40, ainda está em fase de produção —deve sair só no segundo semestre de 2015.

Antes disso, a cantora baiana radicada em Pernambuco lança nesta terça-feira (28) seu primeiro livro, "Desperdiçando Rima", pelo selo Fábrica 231, da editora Rocco.

A ideia original era a de fazer uma coletânea de textos seus já publicados –como, por exemplo, no blogs que mantém nos sites das revistas "Carta Capital" e "TPM" e no portal "Brasil Post".

"Mas aí peguei umas coisas que já tinha e deu tipo dez páginas", ela conta, rindo. "Então comecei a escrever e fiz tudo em um mês."

O resultado final é um livro de poemas, crônicas, textos curtos (muitos deles em primeira pessoa) e ilustrações majoritariamente de figuras femininas, muitas delas retratadas nuas.

A temática feminina —e feminista— é presença marcante nos textos do livro.

Em "Por Merecimento", por exemplo, Karina relata, da perspectiva de uma mulher, um relacionamento abusivo: "Até o sapato usava de outro jeito. O comprimento da saia. Até as palavras regulava. Pensava duas vezes antes do palavrão, antes amigo íntimo e adorado (...)".

A batalha pelos direitos da mulher não é estranha à cantora. Ela integrou um grupo de mulheres que viajou neste ano a Brasília para discutir o projeto de lei 882/15, do deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), que propõe a legalização do aborto no país.

"O problema é que a representação feminina na Câmara é pequena, e nem todas as mulheres lá são feministas", afirma Karina.

Ativista, ela também é autora do zine "Sexo Ágil", lançado em 8 de março, no Dia Internacional da Mulher.

"A gente dá autógrafo igual, mas depois você tá toda suada, suja, e lá no livro tá limpinha" diz a autora, rindo, quando questionada sobre as diferenças entre o meio musical e o literário.

FORMATADA

Desperfiçando Rima
Karina Buhr
livro
Comprar

Em julho, Karina será uma das convidadas da 13ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty, a Flip.

"Ainda não decidiram as mesas, onde vou participar, mas fiquei feliz demais com o convite", diz ela, que nunca foi ao evento. "Você começa a ver um monte de coisa que não conhecia."

Perfomática nos palcos, ela diz estar estranhando o novo meio. "Música você tá lá no palco, e o povo tá bebendo. Na literatura acaba sendo uma coisa mais formatada."

Palcos, aliás, que Karina não pretende abandonar –está em vias de gravar seu quarto álbum e com shows marcados pelo Brasil, um deles na Virada Cultural, no centro de São Paulo, nos dias 20 e 21 de junho.

DESPERDIÇANDO RIMA
AUTORA Karina Buhr
EDITORA Fábrica 231/Rocco
QUANTO R$ 24,50 (192 págs.)
LANÇAMENTO terça (28), às 19h, no Espaço Cult, r. Aspicuelta, 99, tel. (11) 3032-2800


Endereço da página:

Links no texto: