Folha de S. Paulo


Diretor de "Super Size Me" faz reality show com Susan Sarandon e namorado

O diretor Morgan Spurlock, conhecido por ter feito o documentário "Super Size Me" (2004), no qual se submeteu a uma dieta só com itens do restaurante McDonald's, mostrou neste sábado (14) seu novo projeto no festival SXSW (South By Southwest), em Austin, nos EUA.

A nova empreitada de Spurlock é a série "Connected", a primeira a ser produzida exclusivamente para o portal AOL. Trata-se de um reality show inteiramente filmado pelos próprios participantes. Entre eles, a atriz Susan Sarandon, 68, e o namorado, Jonathan Bricklin, 37.

Em um trecho da série mostrado no festival, Bricklin aparece confessando que se sente mal por namorar Susan, uma mulher tão bem sucedida e com mais dinheiro do que ele.

"Preciso ganhar mais dinheiro logo, ou isso vai ser insustentável. Geralmente, eu pago pelas refeições mais baratas, tipo café da manhã ou almoço, e ela paga pelo jantar. Eu preciso comprar minha própria casa logo e, francamente, eu também gostaria de um avião", diz o namorado da atriz, em tom meio sério, meio irônico.

Apesar de toda a série ser filmada pelos próprios participantes e - diz Spurlock - sem roteiro, todo o conteúdo mostrado parece ser bastante genuíno, em parte engraçado, em parte, emotivo.

Outro clipe mostrou o drama da executiva Lori Levine, dona de uma empresa que faz marketing para celebridades, cujo noivo Jan van Arsdale tem quatro filhos de um relacionamento anterior, que não aceitam muito bem o namoro.

Os outros participantes são o comediante Derek Gaines, a decoradora Nina Ferrer-Mannino, e seu marido, Stefano Mannino, os executivos de tecnologia Eli e Ido Bender-Taicher, a apresentadora de rádio Rosie Noesi e seu namorado Joshua Baggett.

Spurlock falou sobre a chance de fazer um programa exclusivamente com imagens amadoras. "Antigamente, esse tipo de programa nunca existiria. As pessoas não estavam preparadas para ver algo assim, com a câmera toda tremida e quase sem cortes. Mas a forma de ver as coisas mudou. Contanto que o público esteja engajado com a história que estamos contando, eles vão ver", disse o cineasta.

Segundo ele, o momento não poderia ser mais apropriado para lançar um projeto deste tipo, já que as pessoas estão acostumadas a ver séries no esquema "binge watching", no qual se assiste vários episódios de uma vez só. "Estamos vivendo o melhor momento para se contar histórias."

O diretor disse que acredita que o conteúdo feito para a televisão e para a internet em breve será o mesmo. "É questão de 5 anos. Primeiro, tivemos a democratização da produção, agora distribuição, o próximo passo é a curação", afirmou.

SXSW

O festival SXSW (South By Southwest) começou nesta sexta-feira (13) em Austin, no Texas (EUA), e vai até o dia 22 (domingo). O festival tem destaques em cinema, música e tecnologia, mas também abrange outros assuntos, como esportes.


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