Folha de S. Paulo


Após morte em canteiro, construção de museu no Rio é embargada

A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Rio de Janeiro determinou nesta segunda (19) a paralisação, por medida de segurança, da obra do Museu do Amanhã, na zona portuária do Rio. Na quinta, Stanley Lima, 35, morreu eletrocutado no canteiro.

Na inspeção realizada nesta segunda, o auditor fiscal do Trabalho José Roberto Moniz constatou falhas nos dispositivos de proteção do sistema elétrico.

De acordo com o auditor, os dispositivos de desligamento não realizaram, após simulações, o processo de desarme adequado, o que representa uma condição de grave e iminente risco à saúde e à integridade física de todos os trabalhadores.

Na sexta, operários do Consórcio Porto Novo protestaram na Praça Mauá por melhores condições de trabalho. A manifestação contou com 400 operários.

A construção é um dos destaques da revitalização da zona portuária do Rio.

O auditor do trabalho acredita que a provável causa do acidente de quinta foi a energização inesperada de uma estrutura metálica da obra.

"Possivelmente, a morte poderia ter sido evitada se o funcionamento do quadro de proteção estivesse regular. A função desse equipamento é detectar a fuga de corrente em fração de milésimos de segundos, o que não ocorre", explicou o auditor.

O museu - uma grande estrutura futurista de autoria do arquiteto espanhol Santiago Calatrava - deveria estar pronto em 2012, mas as obras atrasaram por conta de previsões e alterações.

A Prefeitura do Rio pretende inaugurar a obra nos 450 anos da cidade, dia 1º de março de 2015. Mas a abertura do museu ainda não está confirmada para a data. A concessionária informa que a obra será concluída no primeiro semestre deste ano, sem definir a data.

Até o fechamento desta edição, a Concessionária Porto Novo não comentou a decisão do Ministério do Trabalho.

Em nota, o Consórcio Porto Novo disse que as obras serão retomadas "tão logo as inspeções em andamento sejam concluídas" e que tem "compromisso com as normas de saúde e segurança do trabalho".


Endereço da página: