Folha de S. Paulo


Marin Alsop rege Osesp na vigorosa 'Carmina Burana'

Famosa como parte da trilha de filmes, séries e comerciais, a cantata "Carmina Burana" também foi usada para propaganda nazista. A obra do compositor alemão Carl Orff (1895-1982) será tocada pela Osesp de quinta (18) a sábado (20), na Sala São Paulo.

A Sinfônica regida por Marin Alsop terá a companhia de três grupos da Osesp: Coro, Coro Acadêmico e Coro Infantil. O concerto será aberto pelas composições "Mein Weg" e "Salve Regina", do estoniano Arvo Pärt.

A associação de Orff com o nazismo não está comprovada, mas foi na vigorosa "Carmina Burana", de 1937, que os nazistas enxergaram uma celebração à vitalidade do povo ariano. Àquela altura, muitos compositores haviam deixado o país e era preciso algo para atrair o público.

Bruno Poletti/Folhapress
A regente americana Marin Alsop, durante coquetel de abertura da temporada 2015 da Osesp
A regente americana Marin Alsop, durante coquetel de abertura da temporada 2015 da Osesp

Para Marin Alsop, é importante não esconder o passado "para manter o diálogo acerca dessa tragédia humana".

Já o músico e professor da Faculdade Santa Marcelina Sergio Molina acredita que a associação com o nazismo põe a música em segundo plano, o que seria injusto. "Não há conexão direta com esse ambiente", diz ele.

"Carmina Burana" é baseada em poemas anônimos escritos entre os séculos 11 e 13 por monges de vida itinerante que tinham os amores e prazeres mundanos como temas frequentes em seus textos.

Orff reuniu 24 desses poemas. O mais famoso deles, "O Fortuna", abre "Carmina Burana". Ele já entrou, por exemplo, no filme "Excalibur" (1981), na série "Glee", no desenho "Os Simpsons" e até em um comercial de biscoitos.

"A plateia se encanta porque é uma peça grandiosa", diz Molina, lembrando que Orff fez ponte entre a música medieval e a do século 20, tendo sido influenciado tanto por Stravinsky (1882-1971) como por nomes como Leonin (1150-1201) e Pérotin (1160-1230).

Para Alsop, o efeito hipnótico causado pelas repetições é uma das razões que explica o sucesso da composição.

OSESP
QUANDO qui. (18) e sex. (19), às 21h, e sáb. (20), às 16h30; ensaio na qui. (18), às 10h
ONDE Sala São Paulo, praça Júlio Prestes, 16; tel. (11) 3367-9500
QUANTO ingressos esgotados para as apresentações; R$ 10 (ensaio)
CLASSIFICAÇÃO 7 anos


Endereço da página: