Folha de S. Paulo


Amazon interrompe pedidos de alguns filmes da Disney

A Amazon interrompeu pedidos de compras de alguns filmes da Disney, no que parece ser mais uma disputa de contratos, depois de a gigante on-line iniciar uma prolongada briga com a editora Hachette Book Group há alguns meses.

Segundo informou o "Wall Street Journal" neste domingo (10), cópias físicas de títulos como "Malévola" e "Capitão América: O Soldado Invernal" não estavam disponíveis para compras no site da Amazon neste fim de semana, apenas as cópias digitais.

A empresa não respondeu imediatamente a pedidos de comentários da reportagem. Um porta-voz da Disney não comentou.

Divulgação
A atriz Angelina Jolie em imagem do filme 'Malévola
A atriz Angelina Jolie em imagem do filme 'Malévola'

A Amazon tem promovido uma batalha contra a Hachette, a quarta maior editora dos Estados Unidos, sobre o preço que a editora cobra por e-books. A Hachette é controlada pela francesa Lagardere.

Um grupo que se auto-intitulou Autores Unidos divulgou um anúncio de duas páginas no "New York Times" deste domingo, criticando a Amazon por interromper pedidos de nomes publicados pela editora ou atrasar a entrega de livros, a fim de pressionar a editora a baixar seus preços. O anúncio foi assinado por mais de 900 escritores, incluindo Stephen King e Donna Tartt.

A empresa respondeu à carta em um texto também direcionado aos leitores, no qual compara a disputa a edição de livros em formato brochura nos anos 1930.

"Com eles sendo tão mais baratos e com tantas pessoas a mais podendo pagá-los, você imaginaria que o estabelecimento literário da época celebrou a invenção da brochura, certo? Não", diz o texto. "Eles acreditavam que capas de baixo preço iriam destruir a cultura literária e prejudicar a indústria (sem contar suas próprias contas). Muitas livrarias se recusaram a vendê-los e as editoras tiveram que usar métodos não-convencionais de distribuição, como bancas e farmácias."


Endereço da página: