Folha de S. Paulo


Globo lançará sua nova logomarca no Fantástico

A partir deste domingo (6), a TV Globo usará uma nova logomarca em sua programação. A maior diferença em relação ao antigo design é o uso do branco no lugar do cinza metálico.

A apresentação acontecerá no Fantástico.

A mudança foi uma das novidades apresentadas no "Vem Aí", evento de lançamento da nova programação da emissora, realizado na quarta-feira (2/4) e exibido na TV na noite de quinta-feira (3).

A marca foi remodelada por Hans Donner, criador da versão original. Segundo o site institucional Memória Globo, ele rabiscou um primeiro esboço quando voltava do Brasil para a Áustria depois de uma entrevista de emprego com Walter Clark, em 1974.

Divulgação
Evolução da logomarca da Globo ao longo do tempo
Evolução da logomarca da Globo ao longo do tempo

Em 1975, Donner desenvolveria a nova identidade visual para a emissora, que incluía logotipos, papéis de carta, novo design para a pintura dos carros, selos de discos e mais um rolo de filme de 35mm com diversas animações.

No ano passado, o designer afirmou à coluna Mônica Bergamo que a marca havia sido "destruída".

"Durante todos esses anos, o logo da Globo foi castigado porque os computadores interferiram muito na filosofia e na limpeza do símbolo. Cada novo designer queria colocar reflexo, metal etc. Os caras que trabalharam comigo destruíram a marca. Não propositalmente. Mas, de fato, ela piorou. Está na hora de limpar meu filhote e adicionar vida", disse.

Como já ocorre hoje, a nova marca vai aparecer nas vinhetas, nos programas e no plim-plim pré-intervalo comercial.


Endereço da página:

Links no texto: