Folha de S. Paulo


Spike Lee vai à Cinemateca gravar para documentário sobre o Brasil

Spike Lee voltou mais uma vez ao Brasil nesta semana. O diretor norte-americano passou pela Cinemateca, em São Paulo, que serviu de cenário para algumas entrevistas para o documentário "Go Brazil Go".

Mais conhecido por longas de ficção, como "O Plano Perfeito" (2006) e a recente refilmagem de "Oldboy" (2013), Lee também assina vários documentários e já foi até indicado ao Oscar por um: "4 Little Girls" (1997), que lhe rendeu sua segunda e por enquanto última indicação —a primeira foi com "Faça a Coisa Certa", que o revelou em 1989.

Sandro Macedo/Folhapress
Spike Lee na Cinemateca, em São Paulo, onde foi gravar entrevistas para o documentário 'Go Brazil Go'
Spike Lee na Cinemateca, em São Paulo, onde foi gravar entrevistas para o documentário 'Go Brazil Go'

O diretor nova-iorquino também já fez filmes de não ficção sobre astros do esporte, como Mike Tyson ("Undisputed Truth") e Kobe Bryant ("Kobe Doin' Work").

Apesar do tempo agradável, Spike Lee chegou à Cinemateca com uma jaqueta, com as iniciais "USA" às costas, além do seu inseparável boné do New York Knicks. O diretor já é figura fácil no país. Já esteve por aqui para o clipe "They Don't Care About Us", de Michael Jackson.

Desde 2012 Spike Lee tem captado depoimentos para "Go Brazil Go", que já teve entrevistas de políticos, como Lula e Dilma, e astros da música. O diretor agora corre contra o relógio para finalizar o filme. A ideia dos produtores é exibi-lo no Festival de Cannes, em maio.


Endereço da página: