Folha de S. Paulo


Blur surpreende público em Buenos Aires antes de tocar no Planeta Terra

"Nossa, e esses caras têm 45 anos! Que ânimo!", ouvi dois amigos ao meu lado comentarem sobre a performance do Blur em Buenos Aires, no sábado, na Cidade do Rock (antigo Parque da Cidade).

Pois se os quarentões do Blur estiverem tão animados em São Paulo quanto estiveram em Buenos Aires, o público do Planeta Terra, no dia 9, pode esperar por um showzaço.

Os ingleses já abrem a apresentação dessa turnê de reencontro entregando um dos hits que todo mundo quer ouvir: "Girl & Boys" (sim, é a primeira música, então não se atrasem). Na sequência, emendam "Popscene", "There's no Other Way" e "Beetlebum".

Durante uma hora e meia é esse "the best of" que eles vão mostrar: "Coffee & TV", "Caramel", "To the End", "Trimm Trabb". Das 18 canções, só duas são dos anos 2000: "Out of Time", do último álbum de estúdio, "Think Thank" (2003), e o single "Under the Westway", lançado no ano passado antes de o grupo se reunir para o show de encerramento da Olimpíada de Londres.

O vocalista Damon Albarn diz que "é muito bom estar de volta" - o grupo também passou por Buenos Aires na turnê de 99 - e dá pra acreditar que ele está sendo sincero.

Albarn interage o tempo todo, joga água na fila do gargarejo, corre de um lado para o outro no palco enquanto o ator e cantor Phil Daniels faz uma participação especial em "Parklife" e cruza diversas vezes a passarela montada no meio da plateia.

Em "Country House" fica em pé na grade lateral que separa esse corredor particular e o público, com um segurança o vigiando para ele não se jogar na multidão. Nesse momento, o microfone para de funcionar. Albarn não se desespera. Ergue os braços e pede para todo mundo cantar. Volta ao palco, microfone novo em punho e segue com sua festa.

Os ingleses estavam tão de bem com a vida que sobrou espaço até para realizar o sonho de uma fã que ergueu um cartaz pedindo para cantar uma música com eles.

Momento bonitinho do show: a homenagem a Lou Reed, morto há uma semana, com o grupo tocando o refrão de "Satellite of Love".

Na plateia, muitas crianças e pré-adolescentes acompanhando os pais e cantando as músicas. E todo mundo pulando junto ao som de "Song 2", que encerra o show. U-hu, que bom que o Blur está de volta!


Endereço da página: