Folha de S. Paulo


Fundador do WikiLeaks participa de debate por videoconferência em SP

A Secretaria Municipal de Cultura e a editora Boitempo promovem um seminário na quarta-feira (18), em São Paulo, para discutir a liberdade e a privacidade na internet, postas em xeque após denúncias de espionagem de dados pela Agência Nacional dos EUA (NSA, na sigla em inglês).

O evento será realizado no Centro Cultural São Paulo e contará com três mesas de debate, incluindo uma videoconferência com Julian Assange, fundador do site WikiLeaks e autor de "Cypherpunks: Liberdade e o Futuro da Internet".

Internet levará à distopia ou a uma cultura mais forte, diz fundador do WikiLeaks

Asilado na embaixada do Equador em Londres, o ativista participará da última mesa de discussões por meio de transmissão ao vivo, com tradução simultânea. Estarão presentes Natália Viana, jornalista e parceira do WikiLeaks no Brasil, e Juca Ferreira, secretário de Cultura de São Paulo. Os ingressos para a videoconferência, marcada para 19h30, serão distribuídos durante as atividades da tarde.

A primeira mesa, às 14h, aborda o funcionamento da internet e as normas para o tráfego de dados. Participam do debate Sergio Amadeu, doutor em Ciências Políticas pela USP e pesquisador na área de comunicação, e Tereza Cristina Carvalho, professora da Poli-USP.

A mesa seguinte, às 16h, discute a segurança dos usuários ao trocar informações nas redes sociais, entre outros temas relacionados à privacidade, e conta os pesquisadores Silvio Rhatto e Marta Kanashiro, além de Gisele Beiguelman, professora da FAU-USP.

LIBERDADE, PRIVACIDADE E O FUTURO DA INTERNET
QUANDO quarta-feira, a partir das 14h
ONDE Centro Cultural São Paulo (r. Vergueiro, 1.000; tel. 0/xx/11/3397-4002)
QUANTO grátis


Endereço da página:

Links no texto: