Folha de S. Paulo


Cantora Nicki Minaj é processada por suposto plágio em hit 'Starships'; ouça

O músico Clive Tanaka, figura pouco conhecida no cenário mainstream e que compõe música eletrônica, está processando a cantora americana Nicki Minaj por infração de direitos autorais por causa do hit "Starships", segundo informações do jornal americano "Chicago Tribune".

O advogado de Tanaka, Christopher Niro, disse ter entrado com o processo na última terça-feira (10) em uma corte de Chicago. A queixa aponta que "Starships", de 2012, seria um plágio de "Neu Chicago", música de Tanaka de 2010.

O compositor até disponibilizou um áudio para que os internautas possam tirar suas conclusões (do lado esquerdo do fone, ouve-se o áudio de "Starships", de Minaj; do direito, o de "Neu Chicago", de Tanaka), usando de certa ironia no Twitter para descrever a música: "Neu Starships?".

Tanaka é uma figura reclusa --os fãs não sabem o seu nome real e nem de onde ele é--, mas a ação judicial pode jogar alguma luz sobre sua identidade. Segundo o "Chicago Tribune", o processo indica que ele é um cidadão norte-americano nascido em 1976 e que atualmente trabalha na América Latina, possivelmente na Argentina, segundo seu advogado.

"Starships" foi um grande sucesso em 2012, ficando entre as cinco músicas mais ouvidas em mais de 12 países e vendendo mais de 7 milhões de cópias.

Frederick M. Brown/AFP
A cantora americana Nicki Minaj, que está sendo processada por plágio
A cantora americana Nicki Minaj, que está sendo processada por plágio

Endereço da página:

Links no texto: