Folha de S. Paulo


Cheiro de chocolate ajuda a vender livros românticos, aponta pesquisa

O cheiro de chocolate numa livraria estimula as pessoas a comprarem livros românticos, algo que não se repete com outros gêneros literários, como policial, autoajuda e não ficção.

Uma pesquisa recentemente feita pela Universidade da Antuérpia, na Bélgica, acompanhou o comportamento de 201 clientes de uma grande franquia de livrarias por um período de dez dias para chegar a essa conclusão.

Segundo o estudo, o cheiro de chocolate também encoraja as pessoas a folhearem os livros e distrai quem entra na loja já sabendo qual é o livro que deseja comprar.

Gabo Morales/Folhapress
Pesquisa na Bélgica descobriu que o cheiro do chocolate ajuda a vender livros românticos
Pesquisa na Bélgica descobriu que o cheiro do chocolate ajuda a vender livros românticos

Os clientes examinavam, em média, 3,48 vezes mais livros de romance e de culinária quando sentiam o cheiro de chocolate, e as vendas desses livros aumentava 5,93 vezes quando isso acontecia.

"Quando os consumidores sentem o cheiro de chocolate, conceitos associados ao chocolate, como cozinhar, se tornam mais acessíveis em suas mentes e levam-nos a reagirem diferentemente quando encontram um livro de culinária", disse o autor da pesquisa, Lieve Douché.

Estudos acadêmicos anteriores já estabeleceram relações entre o chocolate e o bom humor, demonstrando que, em locais que tenham cheiro de chocolate, a maioria dos consumidores tende a passar mais tempo e examinar melhor os produtos.


Endereço da página: