Folha de S. Paulo


SescTV destrincha edificações brasileiras em 13 programas

Após oito meses de filmagem e edição, os diretores Paulo Markun e Sérgio Roizenblit chegaram aos 13 episódios de "Arquiteturas", que estreia hoje no SescTV com programa sobre o Instituto de Arte Contemporânea Inhotim, de Brumadinho (MG).

A série explora edificações emblemáticas do Brasil. "Falta espaço na TV para falar de arquitetura, mesmo nos canais que têm essa vocação", diz Markun. "Hoje, ela está mais circunscrita ao mercado privado. As grandes obras públicas não mais abrem espaço para a atuação do arquiteto. O "Minha Casa, Minha Vida", por exemplo, reproduz o mesmo modelo de casinhas pelo país inteiro", lamenta.

Divulgação
Obra da artista japonesa Yayoi Kusama, no Inhotim (MG)
Obra da artista japonesa Yayoi Kusama, no Inhotim (MG)

Todos os 13 edifícios abordados nos episódios de 52 minutos são de uso público ou abertos ao público, tais como o mercado Ver-O-Peso (Belém, PA), a Biblioteca Mário de Andrade (SP), a faculdade de arquitetura da USP e o estádio Serra Dourada (Goiânia, GO).

Sérgio Roizenblit destaca o predomínio de planos abertos --mesmo nas entrevistas-- e longos. "A prioridade foi mostrar o espaço formando-se diante dos olhos do espectador", justifica.

NA TV
ARQUITETURAS
Estreia da série
QUANDO sábado (27), às 21h, no SescTV
CLASSIFICAÇÃO livre


Endereço da página: