Folha de S. Paulo


Sambista Mané do Cavaco é enterrado no Rio

O músico Mané do Cavaco, sambista parceiro de Martinho da Vila desde os anos 1960, morreu na última terça-feira (9). A informação foi confirmada nesta quinta-feira pela assessoria de imprensa do cantor.

Nascido no município de Sapucaia, no Rio, Mané do Cavaco é considerado uma figura importante para a popularização do cavaquinho. Ainda na década de 1970, o sambista acompanhava o compositor Darcy da Mangueira, em shows no Teatro Opinião.

Dono de uma batida firme e consistente, ele foi recomendado por Darcy a Martinho da Vila, que procurava um cavaquinista para gravar em seu disco.

"Na época, o cavaquinho não estava em alta. Eu procurava alguém para tocar, mas todos os cavaquinistas vinham mais do chorinho, não faziam batida de samba. O Darcy me disse que tinha um cavaquinista que eu precisava conhecer. Eu disse a ele que iria ver o Mané tocar com ele no Opinião. Gostei e passamos a gravar juntos", disse Martinho.

Veja vídeo

"Ele gravou meu primeiro sucesso, 'Casa de Bamba'. Todos os meus sucessos iniciais foram baseados no cavaco do Mané. Fiz até uma música para ele: 'Foi no balanço do cavaco do Mané, que o meu samba devagar foi dando pé'. Ele influenciou todos os cavaquinhos do samba. Inclusive o Alceu Maia, que é o herdeiro do Mané", completou Martinho.

Além do sambista de Vila Isabel, Mané do Cavaco gravou com nomes como João Nogueira, Dona Ivone Lara, Beth Carvalho e Monarco.

"Tive a honra de ter ele tocando nos meus discos. Quando Martinho gravou meu primeiro sucesso, 'Tudo, Menos Amor', era o Mané que tocava o cavaquinho. O samba perde uma figura importantíssima. Ele não era músico de estudo, não lia partitura nem cifra, mas tinha um ouvido excepcional, uma batida de terreiro, uma palhetada diferente. Perde o samba e perde a música brasileira. Hoje a Portela faz 90 anos, os portelenses estão com o coração cheio. Eu e a Velha Guarda estamos felizes pela data, mas, ao mesmo tempo, estamos muito sentidos com a morte do Mané", disse Monarco.

O enterro aconteceu na última quarta-feira (10), no Rio.

Divulgação
O músico Mané do Cavaco
O músico Mané do Cavaco

Endereço da página:

Links no texto: