Folha de S. Paulo


Oi Futuro anuncia projetos culturais selecionados para 2013

O instituto Oi Futuro anunciou nesta quarta-feira (27) o resultado do edital de seleção de projetos culturais para 2013. A lista dos contemplados pode ser acessada no site www.oifuturo.org.br.

Segundo nota divulgada à imprensa pela Oi, foram beneficiados 103 projetos de 12 Estados brasileiros, nas áreas de audiovisual, artes cênicas, artes visuais, cultura popular, dança, espaços culturais, música, patrimônio cultural, pensamento, publicação e documentação e transmídia.

No comunicado, José Augusto da Gama Figueira, presidente do Oi Futuro, disse se orgulhar do "papel pioneiro" da instituição no fomento à cultura brasileira.

Nas artes visuais, foram escolhidos projetos que têm potencial para atrair público, como a Mostra de Arte Portuguesa e a coletiva BRICS, com obras de artistas contemporâneos do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Nas artes cênicas, os destaques são "Uma Vida Boa", adaptação teatral do filme "Meninos Não Choram" (que rendeu o primeiro Oscar de Hillary Swank, em 2000), e a peça infantil "O Mundo Encantado Buarque de Hollanda", inspirada na obra de Chico Buarque.

Além disso, diversos projetos escolhidos não são de capitais. É o caso do Festival de Rabeca de Bom Jesus, no Piauí, e o Festival Nacional de Teatro Universitário de Pirenópolis, no Goiás.

Projetos tradicionais como a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, o Festival de Cinema de Gramado, o Festival do Rio e o Anima Mundi também foram beneficiados pelo Oi Futuro.


Endereço da página:

Links no texto: