Folha de S. Paulo


Vanessa da Mata canta repertório de Tom Jobim em seis shows gratuitos

Tom Jobim (1927-1994) é o homenageado da segunda edição do projeto Nívea Viva. Entre abril e junho, seis capitais brasileiras vão receber shows gratuitos de Vanessa da Mata cantando o repertório do compositor.

O anúncio consolida o formato do projeto. No ano passado, a cantora Maria Rita protagonizou a turnê, cantando pela primeira vez músicas consagradas na voz de sua mãe, Elis Regina (1945-1982).

"Quero mostrar o que a minha geração sente pelo Tom. É importante trazer para o público jovem a a beleza dessa obra", diz Vanessa. Ela admite que até hoje só tinha cantando as músicas do compositor em casa, informalmente.

Juliana Coutinho/Divulgação
A cantora Vanessa da Mata, que cantará repertório de Tom Jobim em seis shows do projeto Nívea Viva Tom Jobim
A cantora Vanessa da Mata, que cantará repertório de Tom Jobim em seis shows do projeto Nívea Viva Tom Jobim

A diretora artística do projeto, Monique Gardenberg, afirmou que a seleção do repertório ainda está sendo finalizadas. "Eu fiz um primeiro corte de 62 musicas, mas caberá a Vanessa e ao [produtor] Kassin a difícil tarefa de selecionar as 24 músicas que farão parte do repertório final do show."

"Queremos cobrir os diversos aspectos da obra do Tom, combinar clássico e moderno. O certo é que priorizaremos o 'lado A' da obra dele, com músicas conhecidas, pois faremos shows gratuitos para milhares de pessoas", conta Monique.

As datas e locais dos espetáculos ainda serão divulgados. As cidades no roteiro são Salvador, Recife, Brasília, Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro.

Segundo Tatiana Ponce, diretora de marketing da BDF Nivea Brasil, os shows serão realizados "em espaços públicos, como praças, praias e parques. A expectativa é receber o maior número de pessoas possível, de acordo com a capacidade de cada local."

Cantora e compositora, Vanessa da Mata, 37, lançou cinco álbuns desde 2002. O mais bem-sucedido, com 600 mil cópias vendidas, é "Sim" (2007), puxado pelo sucesso de "Boa Sorte/Good Luck", gravada em dueto como o americano Ben Harper.

Um dos maiores nomes da MPB, Tom Jobim é sempre lembrado como um dos pilares da bossa nova, mas sua atuação como cantor, compositor, músico e maestro ultrapassa os limites do movimento. Sua influência sobre gerações de músicos é impossível de ser medida.

Ele escreveu clássicos em parceria com Vinicius de Moraes na década de 1950, como "Se Todos Fossem Iguais a Você" e "Chega de Saudade", que "inaugurou" a bossa nova na gravação de João Gilberto.

O ano de 2013 marca o cinquentenário do primeiro álbum individual de Jobim, "The Composer of Desafinado Plays", gravado e lançado nos Estados Unidos. Só sairia no Brasil no ano seguinte.

O repertório são standards da bossa nova, como "Desafinado" e "Garota de Ipanema" --esta gravação despertou o interesse de Frank Sinatra, que a regravou. Ele e Jobim dividiram um álbum em 1967.


Endereço da página: