Folha de S. Paulo


Warner Bros. consegue vitória judicial em disputa por direitos de Superman

De acordo com um tribunal de apelações americano, o gigante estúdio americano Warner Bros. detém os direitos sobre a marca do personagem Superman.

O tribunal julgou que os herdeiros de Jerome Siegel, um dos criadores do personagem, fizeram um acordo com o estúdio em 2001, antes do final do prazo dos direitos sobre a marca.

A decisão foi anunciada nesta quinta-feira (10). Ela permitirá que a Warner Bros. controle o futuro da franquia Superman.

Divulgação
Henry Cavill (foto) vive o Superman no filme
Henry Cavill (foto) vive o Superman no filme "O Homem de Aço", que estreia em julho de 2013

O tribunal desfez a sentença de uma instância inferior, que negava à subsidiária da Warner Bros., a editora DC Comics, a contenção do acordo de 2001.

Em outubro de 2012, uma outra decisão de um tribunal federal negava que os herdeiros do outro criador do Superman, Joseph Shuster, recuperassem sua porção de direitos sobre o Superman.

Dessa forma, é provável que a Warner Bros. possa, a partir de agora, explorar a franquia Superman sem medo de ações legais por parte dos herdeiros de Shuster e Siegel.

A vitória da Warner Bros. se torna ainda maior considerando que o estúdio lançará em 2013 "O Homem de Aço", novo filme do herói, dirigido por Zack Snyder (de "300" e "Watchmen: O Filme") e produzido por Christopher Nolan (diretor da trilogia "Batman" e de "A Origem"), o que deve elevar a popularidade do personagem.

O lançamento de "O Homem de Aço" no Brasil está marcado para 12 de julho.


Endereço da página: