Folha de S. Paulo


Livro reúne versões de 'A Bela e a Fera' contadas em diferentes países

"A Bela e a Fera ao Redor do Globo" traz aventuras bem parecidas que foram colhidas na Europa, na Ásia e na América do Sul.

Na história da França, Bela é a caçula de um rico comerciante que tem outras duas filhas. A garota toca cravo, gosta de ler e tem bom coração. O pai empobreceu, mas continuou mimando as meninas, que pediam roupas e joias. Mas Bela pedia coisas simples, como rosas.

A versão parece o desenho da Disney. Fera habita um castelo e troca o pai de Bela, prisioneiro no palácio, pela heroína.

Já na Ásia, as peripécias contam que, ao voltar do trabalho, o pai de três filhas sempre lhes trazia flores. Um dia, o homem colheu uma flor no bosque de uma serpente mágica, que propôs poupar-lhe a vida somente se uma das garotas fosse sua esposa.

No Chile, a narrativa mostra que a mocinha se casa com um ogro e faz uma caminhada com sapatos de ferro para anular o feitiço, e o monstro voltar a ser príncipe.

Os contos de fada geralmente descrevem testes difíceis para os heróis, resolvidos com ajuda mágica. Estudiosos acreditam que essas histórias viajam de boca em boca entre diferentes países, e as pessoas de cada lugar acrescentam detalhes -o que explica as diferentes versões.

Divulgação
Ilustração do livro
Ilustração do livro "A Bela e a Fera ao Redor do Globo"

"A BELA E A FERA AO REDOR DO GLOBO"
AUTORA Betsy Hearne (seleção de textos; tradução Eduardo Brandão)
EDITORA Companhia das Letrinhas
PREÇO R$ 28
INDICAÇÃO a partir de 4 anos


Endereço da página:

Links no texto: