Folha de S. Paulo


Personagens foram baseados em modelos reais, diz diretor de 'Aviões'

Nada melhor do que estar cercado de aviões por todos os lados para falar de um filme que se chama "Aviões". O Museu do Voo, em Santa Monica, na Califórnia, foi o cenário escolhido pelo estúdio DisneyToon para apresentar a nova animação da companhia, um filhote de "Carros".

Um Douglas DC-3 dá as boas-vindas do lado de fora do prédio e, lá dentro, impressionam alguns modelos suspensos, que parecem realmente voar, como o BD-5 Microjet. Nem sinal de Santos Dumont: os americanos consideram os irmãos Wright os primeiros homens a voar, e há uma réplica da aeronave Wright Flyer no museu.

'Aviões', novo filme da Disney, é uma versão de 'Carros' com asas

A paixão pelo voo acompanha o diretor do filme, Klay Hall, desde que ele era pequenininho. Seu pai foi piloto da Marinha, e seu avô também era piloto. Hall preferia desenhar. E foi assim que ele descobriu um segredo: os aviões têm personalidade. "Posso dizer qual é tímido e qual é durão", disse à Folhinha. Por exemplo, o Rutan VariEze é frágil, enquanto o Howard DGA-15 aguenta qualquer parada.

Divulgação
O avião Skipper, que lutou na Segunda Guerra, foi inspirado no modelo Corsair.
O avião Skipper, que lutou na Segunda Guerra, foi inspirado no modelo Corsair.

No filme, há uma variedade de personagens. Dusty é o pulverizador de plantações que sonha ser um piloto de corridas de aviões. Entre seus competidores estão o mexicano El Chupacabra, a indiana Ishani e a brasileira Carolina Santos Duavião, e seu mentor é Skipper, que combateu na Segunda Guerra Mundial. "Queríamos esse conjunto multinacional de aviões", contou Hall.

À exceção de El Chupacabra e Skipper, que foram baseados respectivamente nos modelos Gee Bee e Corsair, todos os outros são misturas de aviões diferentes. "Foi mais fácil pegar o melhor de cada um para fazer nossos personagens. São todos híbridos, mas baseados em modelos reais", disse o diretor.

Claro que, no caso de El Chupacabra, há dois acessórios fundamentais: uma capa e uma máscara. "Eu sou fã dos 'luchadores' (participantes das lutas livres no México), com seus uniformes coloridos e jeito divertido", contou Hall.

Apesar de ser experiente tanto na animação quanto com os aviões, Klay Hall teve surpresas. "É muito complicado fazer um avião voar! Demorou seis meses para descobrir o início do caminho para tornar os voos realistas."

Quem diria que realizar o sonho de voar é difícil até numa animação.


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