Folha de S. Paulo


Objetos do Vaticano, 'casa' do papa, ficarão expostos até o fim do mês

Quem entra na Oca, em São Paulo, logo vê dois bonecos com uma roupa esquisita (veja à esquerda). Parece que eles saíram do circo, mas esse é o uniforme da Guarda Suíça, que faz a segurança do papa.

Eles não estão no Brasil para proteger o papa Francisco, eleito no dia 13, mas para abrir a exposição "Esplendores do Vaticano".

A mostra apresenta 200 objetos históricos da igreja e cria até uma versão digital da capela Sistina, com a ajuda de cinco projetores. A "Folhinha" fez uma visita e escolheu um roteiro com as obras mais interessantes para crianças.

A Oca (av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, no parque Ibirapuera) fica com a exposição até o dia 31, das 10h às 20h. Os ingressos custam de R$ 10 a R$ 20.

SAIBA MAIS SOBRE ALGUMAS OBRAS DA EXPOSIÇÃO

GUARDA SUÍÇA
Logo na porta, dois bonecos com essa roupa dão as boas-vindas aos visitantes. O desenho original do uniforme dos seguranças do papa é atribuído a Michelangelo, que pintou a capela Sistina.

MÃO DO PAPA JOÃO PAULO 2º
A mostra tem uma sala só para o papa João Paulo 2º, morto em 2005. Umas das peças mais curiosas é a réplica de sua mão, feita com bronze (foto acima), que pode ser tocada pelos visitantes. O molde (veja abaixo) também está exposto. Dá para por sua mão em cima e descobrir se a dele era maior do que a sua.

PIETÁ
Quer dizer piedade em português. É uma estátua com Maria segurando Jesus morto. A original está no Vaticano, mas uma réplica de mármore do mesmo tamanho faz parte da exposição.

ATELIÊ DE MICHELANGELO
Antes de passar pela capela Sistina digital, o visitante pode conferir uma sala que recria os esforços de Michelangelo para pintar a igreja. Nela, andaimes, baldes e outros materiais chegam pertinho do teto, onde é possível ver uma das pinturas mais famosas da capela: "A Criação de Adão", que mostra Deus criando o primeiro homem.


Endereço da página:

Links no texto: