Folha de S. Paulo


08/04/2008 - 03h11

China condena interrupções em revezamento da tocha olímpica

da Efe, em Pequim
da France Presse

A China condenou as interrupções no revezamento da tocha olímpica em Londres e Paris e disse que os protestos foram realizados pelos separatistas tibetanos.

"Expressamos nossa forte condenação à interrupção deliberada do revezamento da tocha olímpica por forças separatistas em favor da 'independência do Tibete', ignorando o espírito olímpico e as leis de Reino Unido e França", afirmou em comunicado a porta-voz do Ministério de Assuntos Exteriores, Jiang Yu.

"Seus atos desprezíveis sujam o nobre espírito olímpico e são um desafio para todas as pessoas do mundo que amam os Jogos Olímpicos", acrescentou a porta-voz.

Ressaltou que a China está convencida de que ninguém pode impedir o espírito olímpico e o conceito de "paz, amizade e progresso" que a tocha olímpica representa.

A passagem da tocha olímpica por Londres e Paris nos dias 6 e 7 ficou ofuscada pelas manifestações contra do regime chinês e, especialmente, em favor do povo tibetano.

Na capital francesa, as autoridades locais confessaram que em uma ocasião a tocha apagou devido a problemas técnicas e que em outras quatro foi extinta para que fosse "resguardada" em um ônibus a pedido de representantes do comitê organizador dos Jogos Olímpicos de Pequim.

Revezamento

O restante do revezamento da tocha olímpica pelas ruas de Paris foi suspenso nesta segunda-feira, e a chama foi conduzida diretamente de ônibus a seu ponto de chegada, o estádio Charléty, informou a polícia local.

A cerimônia que iria ser realizada na prefeitura de Paris também foi cancelada.

"Foram os dirigentes chineses que recusaram que a tocha faça uma parada na praça da prefeitura", indicou Delanoe.

O revezamento foi interrompido e a tocha que representa os Jogos Olímpicos-2008 teve a chama apagada quatro vezes pelas próprias autoridades.

No domingo, em Londres, cidade-sede da Olimpíada de 2012, o revezamento da tocha também foi tumultuado. Um manifestante tentou roubar a tocha de uma apresentadora de TV, enquanto outros dois usaram um extintor para tentar apagar a chama.


Endereço da página:

Links no texto: