Folha de S. Paulo


Itália é a única seleção a vencer a Alemanha duas vezes em Copas

11.jul.82/Associated Press
Marco Tardelli (dir.) chuta para marcar o segundo gol da Itália contra a Alemanha na final de 1982
Marco Tardelli (dir.) chuta para marcar o segundo gol da Itália contra a Alemanha na final de 1982

Para chegar a decisão da Copa do Mundo, a seleção brasileira precisará repetir um feito só realizado pela Itália: vencer os alemães em dois jogos de Mundiais.

Das 104 partidas disputadas em Copas, a Alemanha perdeu 20, três para os italianos, sendo duas delas consecutivas. Nenhuma outra equipe conseguiu derrotá-los mais de uma única vez.

No confronto direto, a Itália leva ampla vantagem sobre os alemães. No primeiro encontro, empate em 0 a 0 na fase de grupos da Copa do Chile, em 1962. O jogo seguinte foi uma vitória épica dos italianos –4 a 3, com cinco gols na prorrogação–, pelas semifinais de 1970.

Na revanche, em 1978, novo empate sem gols na segunda fase de grupos. A quarta partida seguinte foi a decisão da Copa de 1982. Com gols de Paolo Rossi, Marco Tardelli e Alessandro Altobelli, os italianos abriram vantagem de 3 a 0. Paul Breitner descontou para a Alemanha.

O mais recente confronto aconteceu em 2006. Mesmo em casa, os alemães caíram na semifinal com uma derrota de 2 a 0. Fabio Grosso e Alessandro Del Piero balançaram as redes nos três minutos finais da prorrogação, para a frustração da maioria dos 65 mil torcedores em Dortmund.

BRASIL

A seleção brasileira só disputou um jogo contra a Alemanha em Mundiais. Foi na decisão de 2002, quando Ronaldo marcou duas vezes na vitória de 2 a 0, em Yokohama.

Curiosamente, o técnico daquela equipe era Luiz Felipe Scolari.


Endereço da página: