Folha de S. Paulo


Antes do jogo, alemães curtem batucada evangélica e roda de capoeira

A concentração dos torcedores para o jogo entre Alemanha e Portugal, em Salvador, nesta segunda-feira (16), teve de tudo: protesto evangélico, roda de capoeira, cover de Raul Seixas e torcedores desesperados à procura de ingressos.

Considerado um dos jogos mais aguardados da primeira fase, a partida atraiu uma multidão de torcedores para os arredores da Fonte Nova.

No bairro de Nazaré, próximo de uma das entradas do estádio e que concentrou muitos alemães, evangélicos da igreja Batista Missionária protestavam contra o aborto e tentavam evangelizar os turistas. Prepararam folhetos e cartazes em três línguas: português, espanhol e inglês.

A percussão e as dançarinas, contudo, chamaram a atenção de turistas como o alemão Jüngen Dissel, 50, que foi ao jogo com três amigos do mesmo país.

Teve também um protesto solitário de um estrangeiro, que abordava torcedores para argumentar contra a construção da usina de Belo Monte, no Pará.

Um grupo de capoeira animava os turistas, que aproveitaram para tirar fotos da roda. Próximo dali, o inglês Neil Brown, 34, o americano John McClain, 29 e o australiano Ber Strachar, 25, procuravam por ingressos para o jogo.

Os três foram sozinhos a Salvador e se conheceram num albergue.

TRÂNSITO

Assim como na partida entre Holanda e Espanha, na sexta (13), a chegada dos torcedores no estádio da Fonte Nova foi marcada por congestionamentos no entorno. No bairro de Nazaré, as principais ruas ficaram engarrafadas antes das barreiras que limitam o tráfego no entorno do estádio. O "protesto evangélico" também complicou o trânsito na região.

Alguns torcedores, como o empresário Marcos Pimenta, 35, optaram por tomar um mototáxi para driblar o engarrafamento e chegar ao estádio antes do jogo.

Problema maior enfrentou o torcedor que tentou ir ao estádio pela Cidade Baixa, onde o engarrafamento se estendia da entrada do Elevador Lacerda ao Vale do Canela, cerca de 4 km antes.


Endereço da página:

Links no texto: