Folha de S. Paulo


Réplica da Taça da Copa pega fogo em Teresópolis

A réplica da Taça da Copa do Mundo pegou fogo na madrugada desta terça-feira em Teresópolis, região serrana do Rio. A peça de quase cinco metros de altura fazia parte da decoração montada pela prefeitura da cidade.

A partir de segunda-feira, o município vai abrigar os treinos dos convocados por Luiz Felipe Scolari para a disputa do Mundial.

A réplica do principal símbolo da Copa foi instalada pela prefeitura há cerca de duas semanas. De acordo com a PM, o incêndio foi causado, a princípio, por um curto circuito no sistema de iluminação da peça. Nas redes sociais, moradores não descartam a hipótese de a taça ter sido queimada em protesto.

A cidade tem cerca de 150 mil habitantes. Em 2011, Teresópolis protagonizou uma das maiores tragédias do país. Mais de 300 pessoas morreram no município por causa das chuvas em janeiro daquele ano.

A concentração da seleção foi reinaugurada no mês passado. A CBF gastou cerca de R$ 15 milhões na obra. Entre as novidades da nova granja, os atletas contarão com banheiras de crioterapia (método terapêutico que resfria o corpo) e um espaço chamado 'caminho das águas', circuito aquático com quatro tipos diferentes de pedras no solo, de texturas e tamanhos distintos.

O 'caminho das águas' servirá para os fisioterapeutas trabalharem o fortalecimento muscular dos jogadores brasileiros e tratar lesões no tornozelo ou no joelho.

Já as sessões de crioterapia serão realizadas nos jogadores no dia seguinte das partidas do Mundial. Nestas banheiras, eles serão submetidos a temperaturas de 10º a 5º C com a intenção de regenerar as fibras musculares.

Fábio Costa Velho
Fotomontagem da Réplica da Taça da Copa antes e após o incêndio
Fotomontagem da Réplica da Taça da Copa antes e após o incêndio

Endereço da página:

Links no texto: