Folha de S. Paulo


Inspirado no saibro, Vik Muniz é autor do cartaz de Roland Garros

O artista plástico e fotógrafo paulistano Vik Muniz, famoso por usar novas mídias e materiais inusitados em seus trabalhos, assina o cartaz oficial do torneio de Roland Garros de 2017, que marca os 20 anos da primeira conquista do brasileiro Gustavo Kuerten no torneio.

Muniz foi o primeiro brasileiro a ser convidado pela FFT (Federação Francesa de Tênis) para se juntar à galeria de Roland Garros que já tem artistas como os espanhóis Joan Miró (autor do cartaz de 1991) e Antoine Tapies (2000). O primeiro pôster oficial do torneio foi criado pelo italiano Valerio Adami em 1980.

Usando pigmentos minerais para chegar à cor exata da terra vermelha do saibro, a obra de Muniz retrata a sombra de um tenista no momento do saque. A imagem aparece de cabeça para baixo, mostrando como ele é visto pelo oponente e sinalizando que ambos estão sob o sol.

Muniz, que dirigiu a abertura da Paraolimpíada no ano passado no Brasil e também um filme sobre a bola para a Copa de 2014, tem obras expostas em museus de Paris, Londres, São Francisco, Madri, Moscou e Tóquio.
Em entrevista à FFT, ele se declarou fascinado pela cor do saibro desde que era criança e via colegas com o tênis sujo após jogar nesse tipo de quadra, comum no Brasil.

O cartaz nasceu do estudo de várias fotos tiradas pelo artista de amigos que têm quadra na praia. Os testes incluíram desde imagens muito claras de tenistas até as mais abstratas. No fim, Muniz optou pelo meio termo.

Quem olha o trabalho identifica imediatamente que é a sombra de alguém jogando tênis, mas é preciso observar melhor para entender que o atleta está no momento do saque. Foi apenas a segunda vez que um cartaz do torneio foi feito com base em uma fotografia. O artista brasileiro já havia feito obras trabalhando com pigmentos que batizou de "Retratos da Cor".

Vik Muniz Galerie Lelong/Divulgação
O artista plastico Vik Muniz produziu o poster da proxima edicao do evento em 2017, vinte anos apos a primeira conquista de Gustavo Kuerten em Roland Garros, um brasileiro tambem vai brilhar no Grand Slam frances.Credito: Vik Muniz Galerie Lelong / FFT / Divulgacao) ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Poster oficial de Roland Garros, feito pelo artista plástico brasileiro Vik Muniz

Cópias de pôsteres antigos de Roland Garros são vendidas na internet. O segundo cartaz, assinado pelo espanhol Eduardo Arroyo, que retrata de costas o seis vezes campeão Bjorn Borg, é oferecido por sites de leilão na Inglaterra R$ 6.250 em edição limitada a duas mil cópias.

Nesta semana, Paris já vive o clima de Roland Garros com a disputa do torneio qualificatório, que vai indicar os últimos nomes para compor a chave principal. Pela cidade, estão espalhados outdoors e lojas que vendem produtos da competição.

A paulista Bia Haddad, única brasileira a disputar o qualificatório, está a uma vitória da chave principal. Ela vai enfrentar nesta sexta-feira (26) a suíça Jill Teichmann.

Se vencer, será sua primeira participação na chave principal do torneio de Roland Garros, um dos quatro torneios Grand Slam da temporada. No masculino, o Brasil terá Thomaz Bellucci (53º), Rogério da Silva Dutra (71º) e Thiago Monteiro (95º).


Endereço da página: