Folha de S. Paulo


Rosberg vence o primeiro GP da temporada; Massa fica em 5º

A temporada 2016 da Fórmula 1 começou com mais uma dobradinha da Mercedes. Nico Rosberg saiu na frente no duelo particular com o companheiro de equipe Lewis Hamilton e venceu o GP da Austrália neste domingo (20). O brasileiro Felipe Massa (Williams) terminou na quinta posição.

Apesar da hegemonia da escuderia alemã ser confirmada, o circuito de Albert Park foi palco de um espetáculo cheio de reviravoltas.

A torcida também levou um grande susto, com o acidente violento entre o espanhol Fernando Alonso (McLaren) e o mexicano Esteban Gutiérrez (Haas), que interrompeu a corrida na 17ª volta. Os carros foram totalmente destruídos, mas os pilotos passam bem.

O incidente acabou mudando a cara da corrida. O alemão Sebastian Vettel, da Ferrari, chegou a liderar o início da prova depois de fazer uma largada espetacular, passando no meio das duas Mercedes, que saíram na primeira fila, mas acabou perdendo a ponta depois da paralisação, e teve que se contentar com o terceiro lugar.

Rosberg conquistou sua 15ª vitória na F-1, a quarta seguida, já que havia vencido as últimas três corridas do ano passado.

Também pontuaram na corrida os pilotos Romain Grosjean (Haas - 6º lugar), Nico Hulkenberg (Force India - 7º), Valtteri Bottas (Williams, 8º), Carlos Sainz (Toro Rosso - 9º) e Max Verstappen (Toro Rosso - 10º).

HAMILTON LARGA MAL

Com estratégia perfeita, o alemão soube tirar proveito da batida entre Alonso e Gutiérrez para trocar de pneus nos boxes, depois da bandeirada vermelha.

Hamilton, que saiu da pole position, fez uma largada catastrófica, chegando a ficar na sexta posição ao final da primeira volta. O atual bicampeão mundial quase foi ultrapassado por Vettel, a duas voltas do fim, mas a manobra do alemão não foi bem sucedida.

O finlandês Kimi Räikkönen não conseguiu completar a prova por conta de um problema com o motor da sua Ferrari

O queridinho da torcida local, o australiano Daniel Ricciardo, da Red Bull, terminou em quarto, na beira do pódio, logo à frente de Massa.

O outro Felipe do Brasil, o Nasr, da Sauber, ficou em 15º.

A escuderia estreante Haas, que usa motor da Ferrari, conseguiu emplacar um piloto na zona de pontuação, o francês Romain Grosjean, que terminou em sexto.

A abertura da temporada foi espetacular, depois de um treino classificatório dos mais decepcionantes, que levou os diretores de escuderias a optar por acabar com o novo regulamento logo na próxima prova, marcada para o fim de semana dos dias 2 e 3 de abril, no Bahrein.


Endereço da página:

Links no texto: