Folha de S. Paulo


Ex-ministra do STF será copresidente do Tribunal Olímpico da Rio-2016

Sérgio Lima - 30.set.2010/Folhapress
BRASÍLIA, DF, BRASIL, 30-09-2010, 17h30: Ministra Ellen Gracie (relatora) durante sessão plenária do STF, onde foi derrubada a a necessidade de apresentação do titulo eleitoral mais um documento com foto. Agota basta saber seu local de votação e com um documento com foto pode votar. (Foto: Sergio Lima/Folhapress, PODER)
A ex-ministra do STF Ellen Gracie

A ex-ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Ellen Gracie, será copresidente do Tribunal Olímpico da Jogos Rio-2016. O anúncio foi feito na última segunda-feira pela Corte Arbitral do Esporte (CAS).

O tribunal funciona como escritório do CAS para resolver disputas legais durante grandes eventos, como os Jogos Olímpicos e a Copa do Mundo.

Ellen Gracie presidirá o Tribunal Olímpico ao lado do norte-americano Michael Lenard. Eles irão comandar uma equipe de 12 juristas com representantes de todos os continentes. Entre eles está o também brasileiro Francisco Mussnich.

A equipe selecionada pelo Conselho Internacional Arbitral do Esporte (ICAS) irá atuar em um escritório no Rio de Janeiro, que será comandado por Matthieu Reeb, secretário-geral do CAS.

Em nota, o ICAS ressaltou a participação feminina nos Jogos Olímpicos - estimada em 46% para a Rio 2016 e 50% para Tóquio 2020 - e a própria iniciativa de selecionar seis mulheres para a equipe de 12 juristas, além da copresidente Ellen Gracie.

A ex-ministra integrou o STF entre 2000 e 2011.


Endereço da página: