Folha de S. Paulo


Mercedes reencontra cenário da 1ª vitória em seu retorno à F-1

Após ter sua sequência de oito vitórias consecutivas interrompida pelo triunfo da Ferrari no GP da Malásia, última etapa do Mundial de F-1, a Mercedes chega a um território familiar neste final de semana.

Sede da terceira etapa do campeonato deste ano, que será disputado neste domingo, às 3h (de Brasília), o circuito de Xangai foi o local onde o time alemão conquistou, há três anos a primeira vitória em seu retorno à F-1, no início de 2010.

O triunfo de Nico Rosberg em 2012 deu início à ascensão da Mercedes nas últimas temporadas, que culminou com a conquista do Mundial de Construtores no ano passado, assim como o título dos pilotos, que ficou com Lewis Hamilton.

Desde a vitória de Rosberg, a equipe alemã venceu outras 20 corridas e ficou atrás apenas da Red Bull em triunfos neste período.

O time austríaco, que conquistou os Mundiais de 2012 e 2013 –já havia sido campeão nos dois anos anteriores–, venceu 23 etapas desde o triunfo de Rosberg na China em 2012.

Depois de Red Bull e Mercedes aparece a McLaren, com seis vitórias neste período.

A Ferrari, que ganhou a prova na Malásia há dez dias, e que triunfou com Fernando Alonso no GP chinês em 2103, venceu cinco corridas.

Lotus, com dois triunfos, e Williams, com um, são os outros times que conseguiram vencer desde então na F-1.

"Xangai é um grande circuito para mim. Foi aqui que conquistei minha primeira pole e também minha primeira vitória na F-1, em 2012, na minha terceira temporada pela Mercedes", afirmou Rosberg, que ocupa a terceira colocação no Mundial de Pilotos deste ano –soma 33 pontos, dez a menos que Hamilton, o líder, e sete atrás de Sebastian Vettel, o segundo colocado.

Hamilton também possui um bom retrospecto em Xangai: venceu no ano passado, em 2008 e em 2011.

"A China é uma pista onde nossos dois pilotos se dão bem e é uma boa oportunidade para recuperarmos o terreno perdido na Malásia. Temos que maximizar nossas oportunidades", afirmou Toto Wolff, chefe da Mercedes.

Os primeiros treinos livres em Xangai serão realizados nesta quinta-feira, a partir das 23h (de Brasília).


Endereço da página:

Links no texto: