Folha de S. Paulo


Presidente da Odepa, Mario Vázquez Raña morre aos 82 anos

Gloria Nieto Montero - 18.abr.2013/Efe
Mario Vázquez Raña, presidente da Odepa, morreu neste domingo aos 82 anos
Mario Vázquez Raña, presidente da Odepa, morreu neste domingo aos 82 anos

O presidente da Odepa (Organização Desportiva Pan-Americana), Mario Vázquez Raña, morreu neste domingo (8), na Cidade do México.

Proprietário de uma empresa de jornais, Vázques Raña tinha 82 anos e enfrentava problemas de saúde desde o ano passado, quando passou por uma cirurgia para retirar um tumor no duodeno.

Ex-praticante de tiro esportivo, o dirigente mexicano foi membro do comitê executivo do COI (Comitê Olímpico Internacional) e dirigiu a ANOC (Associação dos Comitês Olímpicos Nacionais) entre 1979 e 2012.

"Mario Vázquez Raña dedicou uma grande parte da sua vida ao esporte olímpico", afirmou o presidente do COI, Thomas Bach, em um comunicado.

"Ele serviu por décadas com grande empenho como presidente da Odepa, mesmo em seus últimos momentos. Ele teve mérito ilustre dentro do movimento olímpico e sempre lembraremos dele como um grande líder olímpico", disse Bach.

"A bandeira olímpica na sede do COI em Lausanne ficará a meio mastro em sua homenagem", completou.

Extremamente influente no COI durante as presidências de Juan Antonio Samaranch e Jacques Rogge, Vázquez Raña viu o prestígio diminuir nos últimos anos.

O mexicano renunciou a todos os cargos que ocupava no COI em 2012, após uma disputa com o xeque Ahmad Al-Fahah Al-Sabah –presidente do Conselho Olímpico da Ásia– e o irlandês Patrick Hickey, líder dos Comitês Olímpicos Europeus.


Endereço da página:

Links no texto: