Folha de S. Paulo


Melo e Dodig vencem, e Brasil volta a decidir Finais da ATP após 14 anos

Gustavo Werneck/Divulgação/Vipcomm
Marcelo Melo e Ivan Dodig comemoram vaga na decisão das Finais da ATP, em Londres
Marcelo Melo (esq.) e Ivan Dodig comemoram vaga na decisão das Finais da ATP, em Londres

A dupla formada pelo brasileiro Marcelo Melo e o croata Ivan Dodig se classificou para a decisão de duplas das Finais da ATP. Neste sábado (15), a parceria venceu o polonês Lukasz Kubot e o sueco Robert Lindstedt por 2 sets a 1, com parciais de 4/6, 6/4 e 10/6.

Com a vitória, o Brasil volta a participar de uma decisão das Finais da ATP após 14 anos. Em 2000, o tenista Gustavo Kuerten conquistou o título de simples, em Lisboa. Na época, a competição era chamada de Masters.

"É realmente uma emoção muito grande ir para decisão do Finals. No ano passado, a gente fez vários jogos de alto nível, mas paramos na semifinal. Passar para final é uma bela recompensa pelo ano difícil que tivemos", destaca Melo.

Os adversários de Dodig e Melo serão os irmãos Bob e Mike Bryan, dos Estados Unidos. Na semifinal, eles derrotaram os franceses Julien Benneteau e Edouard Roger-Vasselin por 2 sets a 0 (6/0 e 6/3).

O JOGO

Na quadra da O2 Arena, em Londres, Melo e Dodig tiveram muito trabalho para se classificar para a final. O jogo foi equilibrado desde o início e esteve empatado até o oitavo game do primeiro set. No game seguinte, Dodig teve seu serviço quebrado após cometer uma dupla falta e um erro não-forçado no game. Os adversários do brasileiro fecharam então o set em 6 a 4.

As maiores chances de Melo e Dodig aconteceram na metade do segundo set. Vencendo a parcial por 3 a 2, eles tiveram três chances para quebrar o serviço dos adversários. Lindstedt e Kubot salvaram os breaks e o game para empatar em 3 a 3. Depois Melo e Dodig tiveram mais um break e um set point no 5 a 4 e desperdiçaram. Mas ganharam o ponto decisivo do 40-40 e fecharam o set, empatando a partida.

A disputa foi então para o set desempate (até dez pontos). Foi quando prevaleceu a maior experiência da dupla do brasileiro. Enquanto Kubot e Lindstedt estão juntos há apenas um ano no circuito, tendo debutado no torneio de Sydney-14, Dodig e Marcelo estão juntos desde o torneio de Memphis (EUA), em 2012.


Endereço da página: