Folha de S. Paulo


Estádio do Palmeiras não é liberado pela CBF para inauguração no sábado

A CBF decidiu na noite desta segunda (3) que a inauguração do novo estádio do Palmeiras não acontecerá no sábado (dia 8).

A entidade confirmou que o jogo contra o Atlético-MG será no Pacaembu, alegando oficialmente não ter recebido o laudo da Polícia Militar necessário para a realização do jogo na arena.

Assim, o primeiro jogo oficial no estádio deve ocorrer em 20 de novembro, uma quinta-feira, quando o Palmeiras enfrentará o Sport.

A Polícia Militar liberou parcialmente nesta segunda (3) a utilização do estádio para jogos de futebol e shows, mas o laudo só ficaria pronto entre quarta (5) e quinta (6), quando seria enviado à CBF.

A Federação Paulista de Futebol até chegou a ligar para a CBF para informar a entidade sobre a liberação, mas não foi suficiente.

A Folha apurou que a CBF entrou em contato com a diretoria do Palmeiras no final da noite desta segunda e ouviu que o clube não gostaria de realizar a partida deste sábado na arena, já que haveria limite para venda de ingressos. Isso também pesou na decisão da CBF de manter a partida no Pacaembu.

Lalo de Almeida/Folhapress
Na última quinta (30), jogadores já treinaram no novo estádio
Na última quinta (30), jogadores já treinaram no novo estádio

A informação recebida pelo presidente Paulo Nobre é que pouco mais de 20 mil ingressos poderiam ser vendidos, o que significa menos da metade da capacidade máxima da arena: 43 mil pessoas.

A PM liberou os setores que já estão totalmente prontos, o que daria cerca de 30 mil lugares, só que impôs limitações, como divisão entre torcida mandante e visitante, que reduz o público a menos do que os 30 mil.

Seria necessário, por exemplo, colocar um tapume entre as organizadas de Palmeiras e Atlético-MG, outra informação que irritou Nobre.

Ele está em campanha para reeleição em pleito que ocorrerá em 29 de novembro -serão os associados que escolherão o presidente.

TORCIDA

Paulo Nobre previa confusão com a torcida palmeirense se vendesse somente pouco mais de 20 mil bilhetes.

Também nesta segunda o clube divulgou já ter mais de 50 mil sócios torcedores, no programa Avanti, que teriam prioridade na compra de ingresso para o primeiro jogo na arena. Nobre disse a interlocutores que não considerava justo limitar a inauguração para um número tão restrito de torcedores.

Pelo Estatuto do Torcedor, o Palmeiras teria que começar a vender ingressos para o jogo até 72 horas antes da partida, ou seja, no início da noite de quarta (5). Por isso, a decisão foi tomada na segunda.

Para o jogo contra o Sport, a expectativa é que a PM libere a capacidade total, mas o problema para a realização do jogo pode ser outro.

Cinco dias depois, acontecerá o primeiro grande show da arena, com o cantor Paul McCartney. A WTorre, construtora responsável pela obra e gestão do estádio, diz que é viável o jogo acontecer poucos dias antes do show.

CRONOGRAMA DO ESTÁDIO

JUL.2010
Palmeiras e a construtora Wtorre assinaram contrato que previa a construção do novo estádio no mesmo terreno do velho Palestra Itália. A WTorre poderá usufruir por 30 anos da receita de shows, cadeiras cativas camarotes e restaurante e repassar valores ao Palmeiras que variam de 5% a 20% da receita obtida.

OUT.2010
Obra é iniciada com a construção de prédio administrativo do clube e demolição do velho Palestra Itália. A previsão de entrega era de 24 meses.

NOV.2014
Ainda em obra, houve atraso por diversos motivos, como falta de laudos, acidentes e brigas entre a nova diretoria do Palmeiras e a WTorre sobre o contrato.show.


Endereço da página:

Links no texto: