Folha de S. Paulo


Nadal impede feito de Djokovic e conquista Roland Garros pela nona vez

Rafael Nadal aumentou a escrita e se tornou o primeiro tenista a conquistar nove vezes um mesmo torneio da série Grand Slam.

Neste domingo (8), o espanhol derrotou o sérvio Novak Djokovic por 3 sets a 1, de virada, com parciais de 3/6, 7/5, 6/2 e 6/4, em 3 horas e 31 minutos, na final de Roland Garros. Ele se tornou ainda o primeiro a conquistar o título cinco vezes consecutivas.

A vitória ainda mantém Nadal na primeira posição do ranking mundial, deixando Djokovic em segundo.

Com 14 títulos de Grand Slam, o espanhol de 28 anos se igualou agora ao americano Pete Sampras e fica a três do suíço Roger Federer.

Ao fim da partida, Nadal correu para as arquibancadas onde se abraçou com o tio e técnico Toni, que não resistiu e chorou. Este foi o primeiro título do espanhol em Grand Slam na temporada, depois do vice no Aberto da Austrália, quando sofreu com fortes dores nas costas.

"Neste tipo de jogos, todos os momentos são cruciais. Cada vez que jogo contra Novak é um grande desafio para mim. Ele me obriga a jogar no limite, o que nos reserva grandes confrontos no futuro", disse o campeão ainda na quadra.

O resultado ainda impediu o sérvio de entrar para o seleto grupo de tenistas que atingiram o Grand Slam (conquistar os quatro principais torneios da temporada, que são Aberto da Austrália, Roland Garros, Wimbledon e Aberto dos EUA). Djoko nunca conseguiu ser campeão justamente no torneio francês.

O sérvio, que cometeu dupla falta no último ponto, deixou a quadra visivelmente irritado com parte da torcida. Na premiação, foi aplaudido de pé e acabou chorando com o troféu de vice em mãos.

Este foi o 42º confronto entre ambos e a 23ª vitória do espanhol, que havia perdido os últimos quatro jogos para o tenista da Sérvia.

No sábado, a final feminina foi vencida pela russa Maria Sharapova, que derrotou a romena Simona Halep, quarta do ranking, por 2 sets a 1, com parciais de 6/4, 6/7 (5) e 6/4.


Endereço da página:

Links no texto: