Folha de S. Paulo


Time de Bernard, Shakhtar ameaça mudar de cidade devido a conflitos

O diretor do Shakhtar Donetsk, Sergei Palkin, ameaçou mudar o clube de cidade caso os conflitos na região leste da Ucrânia persistam.

A equipe é uma das que mais tem brasileiros em seu elenco. Além do meia-atacante Bernard, que foi convocado para a Copa, conta com Wellington Nem, Fernando, Dentinho, Ilsinho, Alex Teixeira, Luiz Adriano e Douglas Costa, além de Eduardo da Silva, que defende a seleção da Croácia.

"Vamos continuar, não importa o que aconteça, no Campeonato Ucraniano, mas vamos ter de escolher outra cidade para treinar e jogar as nossas partidas em casa se a situação continuar a se deteriorar em Donetsk", afirmou Palkin ao site ucraniano vesti.ua.

Apesar de considerar a possibilidade, o CEO do clube disse ainda ter tempo para analisar o destino do atual campeão ucraniano.

"Ainda não estudei nenhuma proposta concreta e temos tempo antes do início da nova temporada", afirmou Palkin.

CONFLITOS

A Ucrânia passa por momento turbulento desde novembro de 2013, quando o então presidente Viktor Yanukovich se recusou a assinar um acordo de associação com a União Europeia, priorizando uma aproximação da Rússia.

A decisão de Yanukovich gerou insatisfação. Manifestantes montaram acampamento na praça da Independência, no centro de Kiev, e ocuparam prédios públicos.

Em março, a região da Crimeia foi incorporada à Rússia por meio de um referendo que não foi reconhecido por países do Ocidente nem por Kiev.

Combates ainda são registrados entre o governo ucraniano e grupos separatistas nas regiões de Donetsk e Lugansk.


Endereço da página:

Links no texto: