Folha de S. Paulo


Toro Rosso anuncia russo de 19 anos como piloto para 2014

O russo Daniil Kvyat vai disputar a temporada 2014 da F-1 pela Toro Rosso. A equipe anunciou nesta segunda-feira (21) que ele formará dupla com o francês Jean-Eric Vergne .

O jovem vai assumir o lugar de Daniel Ricciardo, que no próximo ano será promovido para a Red Bull, equipe que é dona da Toro Rosso. O australiano vai substituir seu conterrâneo Mark Webber, que vai se aposentar ao final da temporada.

Assim como Ricciardo e o tricampeão Sebastian Vettel, o russo faz parte do programa de desenvolvimento da Red Bull. Apesar disso, o favorito para ficar com a vaga era o português Antonio Felix da Costa, considerado mais experiente.

"Nós estamos satisfeitos de manter nossa política de trazer os pilotos do nosso programa de desenvolvimento" disse o chefe da equipe, Franz Tost.

Segundo o dirigente, o russo teve bons resultados nos testes em Silverstone, na Inglaterra, feitos em junho.

Kvyat, que mora em Roma e é fluente em italiano, fez boa campanha nos dois campeonatos que disputou este ano. Na F-3 europeia conseguiu uma vitória, cinco poles e cinco pódios. Ele também é o atual vice-líder da GP3, que ainda tem uma rodada a ser disputada.

Com o anuncio, a Rússia poderá ter dois pilotos no grid no próximo ano já que a Sauber negocia para ter Sergey Sirotkin, de 18 anos. A entrada dele faz parte de um acordo comercial entre a equipe suíça e empresários russos.

Também em 2014 estreia no calendário o GP da Rússia, que será disputado em Sochi.


Endereço da página: