Folha de S. Paulo


Barcelona estreia site em português com montagem, erro e Os Mutantes

O Barcelona lançou nesta segunda-feira seu site em português. A versão direcionada ao público brasileiro, segundo o clube espanhol, "consolida definitivamente a relação histórica com o gigante sul-americano".

O português é a nona língua utilizada pelo Barça em seu site, depois do catalão, espanhol, inglês, francês, chinês, árabe, indonésio e japonês.

Ainda de acordo com o clube, o português é o quinto idioma mais utilizado entre os fãs do Barça.

Para anunciar o novo site, o clube fez um vídeo com brasileiros que atuam nas equipes de futebol, futsal e basquete do Barcelona. A trilha sonora é a música "A Minha Menina", na versão gravada pelo grupo Os Mutantes.

O lateral Adriano inicia uma brincadeira com os jogadores do futsal Wilde, Gabriel e Ari. No entanto, na primeira legenda do vídeo o Barça já tropeça no português.

"Veja o que sou capaz de facer. Vocé se atreve?", digita Adriano para Gabriel, misturando as línguas. Fazer, em espanhol, é "hacer"; já o acento agudo na palavra "você" também está errado.

Veja vídeo

O jogador de basquete Marcelinho Huertas também participa do vídeo, que conta com montagens para mostrar a habilidade dos brasileiros.

No fim, Neymar e Daniel Alves também trocam mensagens e falam em fazer malabarismos para aparecer em um próximo vídeo do clube.

BRASILEIROS NO BARÇA

No texto de apresentação do novo site, o clube da Catalunha recorda que a relação com o Brasil "teve início nos anos 40, quando Lucídio Batista se converteu no primeiro jogador brasileiro a vestir oficialmente a camisa do clube e se mantém em alta até hoje com a chegada da principal estrela brasileira da atualidade, o atacante Neymar". Romário, Ronaldo, Rivaldo e Ronaldinho Gaúcho são outros astros brasileiros que brilharam no clube nas últimas décadas.

O Brasil ocupa a terceira posição entre os países com maior número de seguidores na conta do Barça no Facebook. No Twitter, o clube lançou uma conta em português em junho passado.

Reprodução

Endereço da página:

Links no texto: